Uma coisa é o valor real da moeda, outra, mais especial, é o valor dado pelos colecionadores apaixonados pela numismática: cada peça é uma janela para a história e a cultura que pode atingir um valor de mercado considerável. Por isso mesmo, as edições comemorativas e as séries limitadas são o ‘Santo Graal’ para os amantes do colecionismo de moedas. São peças únicas que podem valer uma fortuna, mas que, para valer o investimento, devem ter uma história que valha a pena ser lembrada.
É o caso de uma moeda de 2 euros, cunhada em 2007, cujo valor do mercado ultrapassa facilmente os 2.500 euros.
Segundo o jornal espanhol ‘ABC, esta moeda, cunhada no Mónaco, atingiu preços exorbitantes não só devido ao seu desenho, mas também pelo motivo comemorativo: o seu lançamento foi dedicado a homenagear a memória da icónica atriz e princesa, Grace Kelly.
A relevância deste acontecimento, assim como a figura ilustre que homenageia, fazem desta moeda um objeto de desejo de muitos colecionadores – além do mais, a escassez destas em circulação faz potenciar ainda mais o seu valor.
Apesar do valor elevado da moeda – assim como outras no mundo da numismática -, é recomendável sempre que faça uma avaliação junto de um especialista, caso desconfie que tem nas suas mãos uma peça rara e valiosa.
Grace Kelly foi uma figura icónica do século XX, nascida a 12 de novembro de 1929 em Filadélfia, no Estados Unidos – a sua beleza e elegância tornaram-na uma das estrelas mais proeminentes de Hollywood na década de 1950.
A sua estreia no cinema aconteceu em 1951 com o filme ‘Quatorze Horas’, mas foi o seu papel em ‘Mogambo’ (1953) que a catapultou para a fama. No entanto, foi graças à colaboração com o diretor Alfred Hitchcock que a sua carreira atingiu o auge – ela foi protagonista de três dos seus filmes mais aclamados: ‘Perfect Crime’ (1954), ‘Rear Window’ (1954) e ‘To Catch a Thief’ (1955).
Apesar de sua carreira de sucesso em Hollywood, em 1956, Kelly decidiu reformar-se do cinema para se casar com o príncipe Rainier III de Mónaco, tornando-se dessa forma a princesa do Mónaco. O seu casamento com o príncipe marcou o início de uma nova etapa na sua vida, onde se dedicou ao serviço público e à promoção de atividades culturais no Mónaco.
Kelly também se destacou por ser mãe de três filhos: Carolina, Alberto e Stéphanie. Tragicamente, a sua vida foi interrompida em 14 de setembro de 1982, quando sofreu um acidente de carro que lhe custou a vida aos 52 anos. A sua morte deixou um vazio nos corações de milhões de pessoas em todo o mundo, que ainda hoje se lembram dela como um ícone de elegância, glamour e talento.
O legado de Grace Kelly transcendeu o mundo do cinema e da realeza, chegando até ao campo da numismática. Nesse sentido, esta moeda comemorativa não é apenas um item de colecionador, mas também uma homenagem duradoura a uma mulher cuja influência continua a ressoar na cultura popular.














