Quantos litros de água gastamos num duche de ‘apenas’ cinco minutos?

Com os efeitos das alterações climáticas fica cada vez mais à vista a necessidade também de poupar água, com os episódios de seca que se vão multiplicado e que, ainda agora em pleno inverno atingem o Algarve.

O Governo anunciou cortes e medidas de poupança, e até, desde a semana passada, em Tavira as torneiras já correm com menos pressão entre as 00h00 e as 06h00, mas há outras ações que pertencem à esfera privada e, não sendo obrigatórias, dependem da vontade de cada um em poupar este recurso.

São conhecidos conselhos como fechar a torneira enquanto lava os dentes ou se ensaboa, mas a medida mais eficaz na casa de banho é trocar o banho de imersão pelo duche.

Mas atenção que, se ficar muito tempo no chuveiro, a poupança vai (literalmente) pelo ralo.

Segundo dados da Organização de Consumidores e Utilizadores de Espanha, citada pelo El Economista, um duche rápido de cinco minutos consome um quarto da água necessária para encher uma banheira.

Ou seja, se fica 20 minutos no duche, já está a gastar tanto quanto se tomasse um banho de imersão.

E que quantidade de água estamos a falar? Segundo as contas da Fundação Aquae, a cada minuto com a torneira do chuveiro aberta usamos 20 litros de água. Em cinco minutos o valor facilmente chega aos 100.