O Relógio do Juízo Final mantém-se a 90 segundos da meia-noite, revelou esta terça-feira o ‘Bulletin of the Atomic Scientists’. Apesar de não ter registado qualquer alteração, continua a estar o mais próximo de uma catástrofe global que alguma vez esteve.
Em 2023, o relógio foi colocado a 90 segundos do fim devido à guerra na Ucrânia e aos perigos nucleares, mas também devido às ameaças biológicas e às alterações climáticas.
O Relógio do Juízo Final é um projeto que alerta o público sobre o quão perto estamos de destruir o nosso mundo com tecnologias perigosas de nossa própria criação. É uma metáfora, um lembrete dos perigos que devemos enfrentar se quisermos sobreviver no planeta.
Quando o Relógio do Juízo Final foi criado em 1947, o maior perigo para a humanidade vinha das armas nucleares, em particular a forma como os Estados Unidos e a União Soviética corriam pelo armamento nuclear. O ‘Bulletin of the Atomic Scientists’ considerou possíveis perturbações catastróficas decorrentes das alterações climáticas nas suas deliberações pela primeira vez em 2007.
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/relogio-do-juizo-final-e-atualizado-esta-terca-feira-a-quantos-segundos-ficara-a-humanidade-de-uma-catastrofe-global/




