“Mudança radical de tempo”: Temperaturas vão subir a partir de domingo, mas volta a chuva até ao final do mês
Esta sexta-feira conte com um dia muito frio, com novas descidas dos termómetros, até temperaturas negativas que atingem especialmente os distritos da Guarda, (-4ºC de mínima), Bragança (-3ºC) e Vila Real (-2ºC). O fim de semana será marcado por alguns aguaceiros, mas a partir de domingo as coisas vão mudar: a chuva veio para ficar praticamente até ao fim do mês.
Apesar do frio que se tem sentido nos últimos dias, o climatologista Carlos Pires afasta que estejamos perante uma vaga de frio.
“Não podemos falar de uma vaga de frio, porque tecnicamente uma vaga de frio é uma sucessão de pelo menos 6 dias seguidos com anomalias térmicas negativas de 5°, ou seja, 5° abaixo da média. Portanto, o que tivemos foi alguns dias frios, mas não vagas de frio”, indica à SIC o especialista.
Assim, esta sexta-feira ainda será expectável uma descida das temperaturas, em especial no Norte e Centro do País.
Depois, “o tempo vai mudar radicalmente de forma repentina”: chuva e subida das temperaturas são o que nos espera nos próximos dias.
A mudança deve-se à chegada de “um sistema frontal que vai trazer tempo mais quente e mais ameno e vai haver uma mudança repentina”, explica o climatologista.
Assim, já a partir de sábado, as temperaturas mínimas irão subir. “Por exemplo, em Lisboa vamos passar de 5° de mínima para 14. Vai haver um aumento significativo que vai também verificar-se no Norte e Centro do país, mas não não tanto como como no Sul” continua Carlos Pires.
De acordo com as previsões do IPMA, em Lisboa, não haverá chuva e as mínimas chegam aos 10ºC (no sábado). As máximas não irão além dos 18ºC.
No Porto, conte com algumas nuvens hoje, aguaceiros amanhã e chuva domingo. As temperaturas rondarão os 9 de mínima e 17 de máxima no sábado e domingo.
Viana do Castelo terá o mesmo cenário de chuva a partir de amanhã. Conte com mínimas a chegarem aso 8ºC e máximas de 16ºC.
Bragança ainda terá temperaturas negativas no sábado (-2ºC), mas a chuva que chega amanhã vai trazer também aumento das temperaturas: no domingo a mínima sobe para 5ºC e a máxima para 11ºC.
Na Guarda, amanhã ainda não vai chover, mas conte já com subida das temperaturas: as mínimas estarão entre 1 e 3ºC e as máximas atingem 10ºC.
Mais abaixo, Leiria terá já alguns aguaceiros amanhã, que se agravam no domingo. Os termómetros vai chegar aos 19ºC de máxima e 10ºC de mínima..
Portalegre terá aguaceiros a partir de amanhã e as máximas chegarão aos 15ºC no domingo, enquanto as mínimas, durante o fim de semana, não descerão abaixo de 9ºC.
Já em Setúbal, conte com máximas que chegam aos 19ºC no fim de semana e mínimas que não vão abaixo dos 10ºC.
Évora terá ainda o fim de semana sem chuva, mas com mínimas que chegam aos 8ºC e máximas que atingem 20ºC (no domingo).
Em Faro, o fim de semana será de céu nublado, mas com subida das temperaturas já amanhã: as mínimas chegarão aos 13ºC e as máximas atingem 21ºC no domingo.
E as próximas semanas?
Segundo o climatologista Carlos Pires, a chuva veio para ficar até pelo menos ao final do mês, segundo apontam as tendências.
A tal “mudança radical” vai manter-se “até ao fim de janeiro, pelo menos”, com “tempo chuvoso e temperaturas amenas, devido a uma massa tropical e húmida do Atlântico”.
“Não quer dizer que para fevereiro não voltemos a ter mais tempo frio e eventualmente vagas de frio”, alerta, no entanto, o especialista.