Tem medo de fazer compras online na Black Friday? Siga estas dicas para se manter em segurança

A Black Friday é aquele dia do ano que muitos esperam para fazer compras para aproveitar os descontos exclusivos deste dia, no entanto, para outras pessoas o receio de fazer compras online sobrepõe-se à vontade de comprar.

Um estudo recente encomendado pela Revolut e realizado pela Dynata, sugere que os consumidores em Portugal estão cada vez mais expostos a fraudes e burlas. 86% dos consumidores portugueses aperceberam-se do aumento de fraudes online, sendo que 35% admitiram ter sido vítimas de burla no último ano e 37% conhecem alguém que tenha sido.

A Revolut concluiu que os consumidores ainda não sabem como se podem proteger das burlas e, como tal, deixa um conjunto de dicas para se manterem em segurança:

 

  1. Cuidado com as contas e passwords

Nunca divulgue a sua password ou PIN a alguém. O seu banco nunca vai pedir estes dados. Garanta também que está a utilizar canais oficiais para aceder à sua conta.

 

  1. Tenha controlo redobrado da atividade

Aumente a segurança da sua conta pedindo ao seu banco para lhe dar detalhes sobre qualquer transação financeira através de dois canais – por exemplo, via SMS e e-mail – e use contas de e-mail distintas para a sua conta de Online Banking e para as suas redes sociais.

 

  1. Evite partilhar dados importantes

Mantenha os seus dados pessoais – como o seu número de telefone, data de nascimento ou coisas como o seu primeiro carro ou nome do seu animal de estimação – fora das redes sociais. Estes dados podem ser usados pelos cibercriminosos.

 

  1. Mantenha-se atualizado

Mantenha sempre as suas aplicações e dispositivos atualizados com a última versão para evitar bugs e beneficie de todos os níveis de segurança.

 

  1. Desconfie de ofertas demasiado baratas

É importante comparar cada oferta com outras disponíveis, perceber o preço médio para os mesmos produtos, para ter uma referência. Se a oferta for consideravelmente mais barata, pode ser uma fraude.

 

  1. Visite diretamente o website do retalhista

Durante os períodos de maior movimento de compras online, os cibercriminosos criam atalhos para páginas que podem ser uma cilada. Tente comprar sempre diretamente da página do retalhista.

 

  1. Use cartões virtuais descartáveis

Os cartões virtuais descartáveis podem ser utilizados uma única vez para pagamentos online, sendo depois destruídos e o número substituído. Isso impossibilita os criminosos de aceder ao seu dinheiro, mesmo que consigam saber os detalhes do seu cartão.