‘Ouro líquido’: preço do azeite está a caminhar para os 10 euros por litro, alertam responsáveis
O azeite está a caminhar para custar 10 euros por litro junto do consumidor final, salientou Patrícia Falcão Duarte, secretária-geral da Fenazeites. “É uma loucura. Estamos muito condicionados pelo mercado espanhol, que responde por 75% da produção mundial. Em Espanha, um litro já excede os 10 euros e nós caminhamos para lá”, referiu, em declarações ao ‘Jornal de Negócios’.
A valorização do ‘ouro líquido’ deve-se em parte ao forte impacto da seca em Espanha: Portugal também sofreu do mesmo fenómeno, mas com menos efeitos, uma vez que mais de 80% do que se produz é em regadio ao passo que em Espanha o modelo de produção é de sequeiro.
“Esta campanha ainda é marcada pela quebra de produção em Espanha que impacta de forma acentuada o mercado do azeite”, avançou a secretária-geral da Casa do Azeite, Mariana Matos, salientando que a perspetiva é que o preço continue a escalar. “Não acredito que baixe nos próximos meses”, afirmou Patrícia Falcão Duarte, numa opinião secundada por Mariana Matos. “Não há, de facto, grande expectativa de que o preço desça”, apontou.
A responsável da Fenazeites apontou já uma “retração” no consumo devido ao preço, que “é muito pesado para a maioria das pessoas”, o que tem levado a mudanças nos padrões de consumo, como a substituição do azeite virgem para outros de qualidade inferior.
“As pessoas podem consumir menos, mas não deixam de comprar”, referiu Mariana Matos. “Nos mercados mais recentes de exportação isso já não acontece. Se os preços do azeite aumentarem para determinado patamar vão para gorduras de refúgio”, pelo que “pode haver perdas a esse nível”.