Uma manifestação de bombeiros na cidade espanhola de Orense terminou numa ‘batalha campal’ com a polícia local, que resultou em diversos feridos, um dos quais foi obrigado a ser levado para um hospital.
O momento de grande tensão culminou no lançamento de objetos, fogos de artifício e até chamas, que obrigou à intervenção da polícia sobre os bombeiros, que tentar forçar a entrada no Conselho Provincial de Orense.
Affrontem*nts entre pompiers et policiers à Orense en Espagne. Les pompiers de la région de Galice sont en grève depuis 4 mois pour leurs conditions de travail. (FAC-USO) pic.twitter.com/WJ9r5xbvEO
— Anonyme Citoyen (@AnonymeCitoyen) October 23, 2023
Os bombeiros estão em greve desde junho último em protesto contra as condições de trabalho – o protesto em Orense faz parte de uma série de mobilizações que, alertaram os bombeiros, não vai parar até que sejam ouvidos.
Entre os pedidos dos bombeiros constam uma convenção coletiva autónoma comum a todas as províncias galegas, maior disponibilização de recursos técnicos e humanos e estatuto permanente no seu emprego.
Segundo Ángel Moldes García, presidente do comité de greve, os bombeiros estão dispostos a acampar em locais públicos ou mesmo a fazer greve de fome até serem ouvidos.
A concentração em Orense foi a segunda das quatro previstas – no próximo dia 27 haverá outro em La Coruña e a 31 de outubro em Lugo.













