Volkswagen prepara as suas fábricas para o futuro
A marca Volkswagen está a preparar a sua rede de produção sediada na Alemanha para o futuro. Em reunião, o conselho de administração do Grupo deu a conhecer ao Conselho de Supervisão do Grupo Volkswagen os seus planos de alocação de veículos para a marca até 2028. Ao dar este passo, a empresa preparou as suas instalações para uma utilização rentável da capacidade e para a perspetiva económica dos próximos anos. A alocação eficiente de veículos e aumento da produtividade são aspetos-chave do programa de desempenho ACCELERATE forward | Road to 6.5” iniciada pela marca.
Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, afirmou que “a nossa indústria enfrenta desafios complexos, à medida que passa por uma transformação que está a ser conduzida em condições empresariais difíceis. Torna-se ainda mais importante prepararmos as nossas próprias fábricas e a rede de produção da Volkswagen, na Alemanha, para o futuro. No contexto do nosso programa de desempenho, este plano de alocação de veículos recém-aprovado contribuirá substancialmente para a marca Volkswagen ser mais forte e competitiva”.
Christian Vollmer, membro do conselho de administração da marca Volkswagen para a Produção e Membro do Comité Executivo Alargado para a Produção, acrescentou que “estamos a utilizar a transição para a mobilidade elétrica, como uma oportunidade para reduzir a complexidade das nossas operações de produção e aumentar ainda mais a eficiência das nossas fábricas. Estamos sistematicamente a agrupar veículos com base na mesma arquitetura de todas as marcas nas nossas fábricas. Ao fazê-lo, pouparemos investimentos significativos na integração de diferentes arquiteturas de veículos. Em vez disso, queremos que as nossas fábricas produzam vários modelos diferentes com base técnica na arquitetura de um veículo”.
“Com as decisões relativas às nossas fábricas nacionais de veículos Volkswagen, demos agora um passo importante no planeamento. Ao fazê-lo, mesmo em tempos difíceis, a empresa e o Conselho de Empresa demonstram a sua capacidade de trabalhar em conjunto para encontrar soluções sólidas que combinem a melhor utilização económica possível das fábricas e com perspetivas concretas para os nossos trabalhadores. Com isso em mente, estamos agora a passar para as próximas etapas para a fase de planeamento e o programa de desempenho”, referiu a presidente do Conselho Geral de Empresa, Daniela Cavallo.
Para além do ID.31 – que está a ser fabricado em 2023 – a fábrica de Wolfsburgo produzirá um segundo modelo elétrico. A partir de 2026, está prevista a saída das linhas de montagem de um SUV totalmente elétrico para o segmento A de grande volume. A utilização eficiente da fábrica também será assegurada pela produção do Golf best-seller e da nova geração do Tiguan. A partir de 2025, o modelo sucessor do Tiguan Allspace, também será produzido na fábrica principal.
Durante o planeamento de gestão da fábrica, foi decidido que não havia necessidade de construir uma fábrica adicional em Wolfsburg Warmenau. Em vez disso, os novos modelos elétricos com base na arquitetura SSP (plataforma de sistemas escaláveis), que serão introduzidos no final da década, serão integrados nas estruturas existentes e modernizadas na fábrica principal. O ícone Volkswagen Golf, com alto volume de produção, também deve transportado para o futuro elétrico, através de uma base SSP. Na situação atual, o projeto de veículos Trinity, originalmente planeado para Wolfsburgo, irá para a fábrica de Zwickau.
A fábrica de Osnabrück, também está programada para continuar a parceria com a Porsche, além da produção dos veículos a combustão: Arteon e T-Roc Cabrio. O planeamento anterior permanecerá em vigor para todas as outras localizações alemãs e internacionais da marca Volkswagen.