BPI e Fundação “la Caixa” destinam 1 milhão de euros para projetos de inclusão social

O BPI e a Fundação “la Caixa” distinguiram 31 projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que, globalmente, vão receber apoios de 1.072.820 euros.

Os projetos selecionados no âmbito da 14ª edição do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Capacitar incluem, entre outras respostas sociais, o impulso a vários negócios sociais desenvolvidos por pessoas com deficiência, teleconsultas gratuitas, terapias inovadoras, desporto adaptado, teatro inclusivo e criação de um canal televisivo.

As candidaturas vencedoras receberam, cada uma, em média, mais de 34.600 euros e vão apoiar, no total, mais de 2.000 pessoas em situação de vulnerabilidade.

“O Prémio Capacitar tem como finalidade apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, doença mental ou outras doenças, bem como das suas famílias, com especial atenção para a autonomia, a empregabilidade e o bem-estar”,s explicam as entidades.

Criado em 2010, este Prémio já distinguiu 307 projetos, com cerca de 9,7 milhões de euros, tendo ajudado a melhorar a vida de mais de 49 mil pessoas.

Os projetos distinguidos pretendem dar respostas a necessidades sociais como o aumento da empregabilidade; o apoio a terapias especializadas para tratar ou retardar avanços da incapacidade e promoção de serviços ao domicílio ou de teleassistência; ações de apoio aos cuidadores; apoio psicossocial às pessoas com deficiência e transtorno mental no seu contexto familiar e relacional; e iniciativas que promovam a autonomia, nomeadamente atividades desportivas, artísticas e de entretenimento.

Os 31 projetos sociais distinguidos foram:

Abrigo Seguro – Associação de Solidariedade Social; ALADI – Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual; ANEM – Associação Nacional de Esclerose Múltipla; ANPAR – Associação Nacional de Pais e Amigos Rett; APCC – Associação De Paralisia Cerebral de Coimbra; APCV – Associação de Paralisia Cerebral de Viseu; APELA – Associação Portuguesa Esclerose Lateral Amiotrófica; APPACDM de Santarém; APPDA Setúbal; APPDA-Lisboa, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo; Associação de Actividade Motora Adaptada; Associação de Paralisia Cerebral da Madeira; Associação de Socorros Mútuos Mutualista Covilhanense; Associação Para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã; Associação Pró Cidadão Deficiente Integrado; Associação Salvador; BIPP – Inclusão para a Deficiência; C.E.C.D. Mira Sintra – Centro de Educação para o Cidadão com Deficiência, CRL; Casa de Santa Isabel; CASCI – Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo; Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova; Centro Comunitário de Esmoriz; Cozinha com Alma; CREACIL – Coop. de Reabilitação, Educação e Animação para a comunidade integrada do concelho de Loures, C.R.L.; Fundação AMA Autismo; Fundação UNITATE; Grupo Mágico; Pedalar Sem Idade; Santa Casa da Misericórdia de Lousada; Teatro Umano Associação Cultural; TILIASCOOP – Formação & Reabilitação Psicosocial, CRL.