Lentes Shamir Driver Intelligence já estão disponíveis para todos os condutores em Portugal

Para ajudar a combater as adversidades visuais associadas à condução, a Shamir Optical Industry, líder mundial no desenvolvimento de lentes oftálmicas e parte do grupo EssilorLuxottica, acaba de lançar as lentes Shamir Driver Intelligence em toda a União Europeia, incluindo Portugal.

O conjunto de dois pares de lentes progressivas ou monofocais premium, especialmente desenvolvidas para a condução, inclui a lente “Sun”, desenhada para a condução à luz do dia, e a lente “Moon” para condições de pouca luminosidade e condução noturna. Dedicada a todos os condutores, o lançamento surge após um período de intensa pesquisa e desenvolvimento, com diversas análises de Big Data e recurso a elementos de inteligência artificial (IA), feedback de pilotos profissionais do parceiro de desempenho ótico – a BWT Alpine F1 Team – e testes com condutores do dia a dia.

Com um foco constante na melhoria da vida das pessoas, o desenvolvimento das novas lentes teve início na decisão da Shamir em abordar a problemática dos desafios visuais enfrentados pelos condutores, tais como mudanças repentinas nas condições da estrada, variações de intensidade da luz do sol, luzes de rua ou faróis em sentido contrário e a necessidade de mudar o foco visual do interior do veículo para a longa distância em estrada.

De acordo com um estudo recente, um em cada cinco condutores sofre de fadiga ocular, sendo que 74% sofrem de perturbações visuais em luminosidade fraca e 70% em dias de sol por encadeamento. Refira-se que um em cada três condutores tem dificuldade em ajustar a direção e foco do olhar e que 19% dos condutores têm um campo de visão limitado ao longe. Por fim, 62% dos condutores sentem fadiga ocular ou cansaço durante a condução noturna e 48% relatam problemas de visão nesse mesmo período.

Adicionalmente, a tecnologia moderna introduz mais distrações para os condutores, como são os casos dos ecrãs digitais no carro e das luzes LED brilhantes, presentes nos veículos de mais de metade dos participantes.

Desenvolvidas com recurso a elementos de inteligência artificial (AI) e testes de pilotos profissionais de corrida do parceiro de desempenho ótico da Shamir – a BWT Alpine F1 Team – e de condutores do dia a dia, as lentes Shamir Driver Intelligence adaptam-se às necessidades individuais dos condutores e a todas as condições de condução.

A empresa desenvolveu, assim, as suas novas lentes com base em extensas análises dos movimentos da cabeça e rastreamento ocular, obtendo uma compreensão abrangente e previsão do comportamento visual do condutor. Com melhorias de desempenho comprovados em diversos testes, as lentes adequam-se a todos os tipos de condutores, desde pilotos profissionais a condutores ocasionais.

Esta solução premium, que se insere na linha de lifestyle da Shamir, está disponível em duas versões – “Sun” para a luz do dia e “Moon” para a condução noturna ou em conduções de luminosidade reduzida –, com escolha de lentes monofocais ou progressivas. A versão “Sun” incorpora um filtro avançado que torna as cores e os objetos mais vívidos – um efeito semelhante ao das viseiras dos capacetes de Fórmula 1 – e tratamento antirreflexo, proteção contra os raios ultravioleta, redução do encandeamento solar, durabilidade e limpeza fácil -, estando disponível numa seleção de quatro cores.

Já as “Moon” oferecem uma correção de miopia baseada na idade visual e o tratamento antirreflexo Shamir Glacier Expression, para melhorar a nitidez com pouca luz, reduzindo o ruído visual e a fadiga ocular, melhorando os tempos de reação.

O desempenho das lentes Shamir Driver Intelligence revela uma atenção rodoviária superior, assente numa maior margem de fixação de 30% e uma redução de 16% do esforço de processamento da informação visual. Estas conferem campos de visão mais alargados, até 33% na horizontal e 18% na vertical, e uma visão noturna melhorada, graças à compensação do desvio míope e ao revestimento de baixo reflexo. Destaque, ainda, para o menor tempo de reação, em 11% durante o dia e 15% durante a noite.