A SIBS anunciou, esta quarta-feira, que durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – entre 1 e 6 de agosto – houve um crescimento de 40% face ao período homólogo no número de transações com cartões estrangeiros nos distritos com maior presença de peregrinos (Lisboa, Setúbal e Santarém). Já a nível nacional, registou-se uma subida de 21%.
No total de transações – cartões estrangeiros e nacionais – o SIBS Analytics registou, durante o período em análise, um crescimento de 8% no número de transações a nível nacional, e de 10% nos distritos em questão.
Já no parâmetro do valor de transações, apesar da variação ser igual tanto a nível global como nos distritos, em termos de cartões estrangeiros registou um crescimento de 8% a nível nacional e 13% nos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém.
No top 5 de transações com cartões estrangeiros com maior crescimento nos distritos com mais peregrinos, face ao período homólogo, estão o México (551%), Polónia (219%), Austrália (204%), Brasil (92%) e Itália (91%). Em valor absoluto, França, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido e Itália foram, por esta ordem, os 5 países que mais transações fizeram durante o período em análise.
Relativamente ao movimento dos portugueses que viajaram para os distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém para participar na JMJ, os distritos que apresentaram maior crescimento em número de transações em relação ao mesmo período do ano passado foram Braga (31%), Portalegre (23%), Viana do Castelo (21%), Porto (12%) e a Região Autónoma dos Açores (12%)














