FMI: Embargo ao Irão vai levar a aumento de 30% no preço do petróleo
Depois da União Europeia ter aprovado o embargo ao petróleo do Irão, está na hora de começar a ver as consequências. Uma delas, como avisou o Fundo Monetário Internacional (FMI), é o aumento de 20 a 30% do preço do petróleo.
Esta percentagem é em relação aos preços actuais e não conta com a busca de fontes de petróleo alternativas, segundo o jornal espanhol Expansión.
A instituição dirigida por Christine Lagarde avisa também que o encerramento do Estreito de Ormuz podia dar lugar a um incremento “muito maior” dos preços, já que limitaria o abastecimento de compensação de outros produtores da região, escreve o Expansión.
Ainda segundo o mesmo jornal, o FMI considera que o impacto de uma intensificação da crise do petróleo no Irão no mercado do crude seria “muito grande se não for compensado pelo aumento do abastecimento de outros países”, já que o embargo poderia implicar uma queda na oferta de 1,5 milhões de barris por dia, um número comparável à queda em 2011 devido à guerra civil na Líbia.
Um bloqueio do Estreito de Ormuz pode provocar um forte aumento das tensões geopolíticas globais que poderiam levar a uma interrupção “muito maior e sem precedentes”. “Uma interrupção no abastecimento podia ter um efeito muito grande sobre os preços”, diz o FMI.