Ucrânia reconquista em cinco semanas o que Rússia tomou nos últimos seis meses

A contraofensiva das Forças Armadas da Ucrânia está a colher frutos e tem garantido avanços nas frentes de batalha, e reconquista de territórios tomados pelos russos.

Pedro Gonçalves
Julho 11, 2023
14:44

A contraofensiva das Forças Armadas da Ucrânia está a colher frutos e tem garantido avanços nas frentes de batalha, e reconquista de territórios tomados pelos russos.

De acordo com a mais recente análise do Instituto para o estudo da Guerra (ISW), o Exército da Ucrânia libertou em cinco semanas tanto território quanto o que a Rússia havia tomado nos últimos 6 meses.

O relatório indica que, a 10 de julho, as linhas de comunicação por terra e Bakhmut estão sob controlo das soldados ucranianos. Fontes militares, tanto russas como ucranianas adiantam que Kiev tem avançado na frente de Bakhmut e nos flancos a sudoeste, com fatores geográficos a darem vantagem à Ucrânia.

Os analistas do ISW sublinham que, a 10 de julho, os soldados ucranianos levaram a cabo ações de contraofensiva em pelo menos 3 áreas diferentes da frete de combate.

Com base numa série de dados geográficos, o ISW estima que, desde o início da contraofensiva ucraniana, a 4 de junho, as forças de Kiev já conseguiram reconquistar 252 quilómetros quadrados. Em comparação, desde 1 de janeiro, as forças russas tinham capturado 282 quilómetros quadrados de território ucraniano.

O ICW ressalva que os dados oficiais do Governo ucraniano diferem dos agora revelados, devido a diferentes formas de cálculo da área reconquistada.

 

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.