Há uma “nova” forma de poluição provocada pelos carros que promete tornar-se insustentável com a chegada em massa dos veículos elétricos

Com o início do verão, milhões de pessoas em todo o mundo vão pegar no carro para se deslocar ao seu destino de férias: no entanto, segundo os cientistas, o desgaste dos seus pneus e travões estão a causar uma quantidade preocupante de poluição articulada, o que pode ser um problema para o meio ambiente e saúde.

Durante décadas, os especialistas e autoridades de saúde deixaram alertas sobre os poluentes nocivos provenientes do escape. Mas conforme os sistemas se foram tornando mais ‘limpos’, a poluição aumentou de forma diferente: pneus e travões.

Nesta altura, o desgaste dos dois elementos tem mostrado produzir mais poluição por partículas do que os sistemas de escape. Os cientistas garantiram que o problema vai piorar conforme mais veículos, incluindo elétricos mais pesados, vão andar nas estradas. Ao contrário das emissões do tubo de escape, as emissões de pneus e travões não são regulamentadas, o que sugere que a poluição vai continuar sem controlo no futuro.

“Essas emissões fora do tubo de escape estão a tornar-se um problema por dois motivos”, sublinhou Heejung Jung, professor da Universidade da Califórnia, em Riverside, em declarações ao jornal americano ‘The Washington Post’. “Primeiro, não foi regulamentado. Em segundo lugar, a sua composição química pode ser potencialmente mais tóxica, especialmente para as partículas dos travões, que são todas metálicas.”

Um estudo de Jung analisou as fontes de emissão dos veículos em duas estradas na Califórnia, entre janeiro e fevereiro de 2020, a apontou que os pneus e travões constituíam 30% do PM 2,5 (partículas finas com diâmetros de até 2,5 mícrons), ao passo que as emissões de escape ligadas a gasolina e diesel constituíam 19%.

A poluição dos seus travões e pneus não é benigna. Testes da ‘Emissions Analytics’, empresa de consultoria de engenharia com sede na Inglaterra, descobriram que os pneus produzem cerca de 2 mil vezes mais poluição por partículas em massa do que os escapes. Embora não regulamentadas, essas emissões excedem os limites legais de partículas para gases de escape. As emissões também consistiam em mais de 400 compostos de diferentes tamanhos e toxicidade.

“Tradicionalmente, supõe-se que grandes pedaços de borracha que se soltam dos pneus não são um grande problema”, sustentou Nick Molden, fundador e CEO da ”Emissions Analytics’. “O que mostrámos nos nossos testes é que é uma mistura de partículas maiores, mas também partículas ultrafinas.”

A questão vai tornar-se mais premente conforme forem introduzidos nas estradas veículos elétricos: segundo Jung, os grandes veículos elétricos, devido às suas grandes baterias, são pelo menos 50% mais pesados ​​do que um veículo movido a motor de combustão interna, o que provoca maior desgaste dos pneus e causam mais poluição.

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