Termina junho quente… entra julho quente. Não é altura de guardar fatos de banho ou toalhas de praia, bem pelo contrário. De acordo com o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera -, o mês vai arrancar ligeiramente mais quente do que o habitual para esta fase do ano.
“Esperamos, nesta primeira semana de julho, tempo absolutamente normal para a época do ano. Temperaturas dentro ou ligeiramente acima do normal – no Interior um pouco acima do normal – mas tendo em conta que é verão haverá temperaturas na região Sul e no Interior de entre 35 e 40 graus”, indicou Jorge Ponte, meteorologista do IPMA.
“A partir de segunda-feira vão começar a baixar um pouco – uma ligeira descida. No Interior, na região do Alentejo e da Beira Baixa os valores vão continuar relativamente elevados, entre 30 e 35 graus, já no Interior Norte e Centro entre os 25 e 30 graus”, frisou. “No litoral, as temperaturas não devem subir dos 27 graus.”
“O vento vai soprar mais intenso no litoral e nas terras altas, a típica ‘nortada’, o que não permite que as temperaturas nas faixas costeiras ocidentais subam significativamente. Há também a possibilidade de aqui e ali ocorrer alguma nebulosidade matinal no litoral Norte e Centro, o que é típico desta época do ano”, apontou o especialista.
A temperatura máxima do ar na ilha da Madeira atingiu 39,1 graus Celsius na passada terça-feira, o valor absoluto mais alto desde que há registos no arquipélago. A que se deveu esta anomalia e é expectável que se quebrem novos máximos? “Foi transportada uma massa de ar, muito quente e seca, de origem africana do quadrante leste, e houve também uma interação com a montanha, com fenómenos de ventos descendentes na vertente sul da ilha, o que provocou um aquecimento adicional”, revelou. No entanto, o arquipélago está de regresso “à normalidade. Neste momento já temos um fluxo do nordeste mais provocado pelo anticiclone dos Açores e portanto uma situação mais típica”, referiu Jorge Ponte.
Olhando às previsões do IPMA, Lisboa começa a semana com 29ºC de máxima, que desce ligeiramente até quinta-feira (para voltar a subir). No Porto o calor não irá esta segunda-feira além dos 27ºC, com os termómetros a descerem amanhã e a manterem-se depois nos 24ºC.
Sem surpresas Beja e Évora serão os distritos mais quentes, onde as temperaturas atingirão os 37ºC de máxima esta semana.
Já no Algarve, Faro arranca a semana a registar 32ºC de máxima, sendo que os termómetros não vão descer abaixo dos 30ºC de máxima durante os próximos dias.













