Tecnológicas portuguesas continuam a crescer e atingem os 20,4 mil milhões de euros em vendas na última década

As PME´s nacionais de Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) têm registado um crescimento signisifcativo e constante ao longo da última década. Este setor é composto por quase 23 mil empresas que empregam mais de 148 mil trabalhadores, e atingiu vendas superiores a 20,440 milhões de euros.

Os dados da Fraunhofer Portugal mostram um setor que regista níveis de dinamismo elevados no emprego, inovação contínua e upgrades em soluções tecnológicas.

Consideram que as empresas nacionais do setor TICE têm vindo a ganhar papel de destaque no mercado internacional, fazendo mais inovação in-house do que a média europeia.

“Este é um setor maduro, dinâmico, resiliente e exportador, em que das 23 mil empresas, mais de 5.600 são exportadoras que representam 6,600 milhões de euros de vendas. Na sua grande parte, são empresas de pequena dimensão, tendo em conta que 92,3% das empresas têm menos de 10 trabalhadores”, explica a Fraunhofer.

Destacam ainda que no subsetor TICE em Portugal existem competências e experiência para o cumprimento do ciclo de criação de valor no domínio da eletrónica, desde a criação do conhecimento até à produção de sistemas.

“A contínua aposta na inovação, competências e diferenciação são marcas das PME´s portugueses que pretendem afirmar-se, cada vez mais, no mercado internacional”, concluem.

Ler Mais