“Condições de trabalho influenciam a saúde mental”. Nova SBE desafia à integração de políticas pelas organizações

A Nova SBE e do Nova SBE Health Economics & Management (NHEM) em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública, vão debruçar-se uma vez mais sobre a temática da saúde mental no trabalho, um tema urgente não só do universo organizacional, como também da sociedade.

Desta forma, a instituição promove o terceiro workshop da série Designing the Future in Healthcare, que se realiza no próximo dia 1 de junho, no Anfiteatro do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.

Com o tema Saúde Mental e Trabalho: do diagnóstico à ação, este encontro propõe a análise e reflexão em torno das direções futuras para integração de políticas de saúde mental nos locais de trabalho em Portugal, e destina-se a prestadores de cuidados de saúde, empregadores, investigadores, gestores, decisores na área da saúde e trabalho mas também a doentes, cuidadores e ao público em geral.

Christopher Prinz, Senior Economist da OCDE, um dos convidados mais aguardados vai propor uma reflexão sobre a integração de políticas de saúde mental no contexto laboral e dedicando uma especial atenção à agenda internacional e progresso nos países da OCDE.

Entre os oradores convidados estão ainda Pedro Pita Barros (diretor científico do Nova SBE Health Economics & Management Knowledge Center), Prof. Miguel Xavier (Nova Medical School), Francisca Vargas Lopes (Investigadora, Erasmus University Rotterdarm), Pedro Alves de Moura (Psiquiatra, Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo), Maria João Heitor (Psiquiatra, Hospital Beatriz Ângelo), Julian Perelman (Professor da Escola Nacional de Saúde Pública), Fezas Vital (Católica Lisbon Business & Economics), Jorge Barroso Dias (Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho), Nelson Ferreira (Autoridade para as Condições do Trabalho), Sofia Ramalho (Ordem dos Psicólogos Portugueses) e Teresa Mósca (Unidade de Formação Profissional do CHPL).

“Os locais de trabalho apresentam-se como uma opção preferencial para atuação: pela forma como as condições de trabalho influenciam a saúde mental, pelo elevado número de horas que passamos nestes ambientes, e pelos elevados custos indiretos da doença mental que ocorrem em contexto laboral. A integração de programas e intervenções de saúde mental nos locais de trabalho pode ter objetivos diversos, que vão da promoção da saúde mental à prevenção e identificação precoce da doença mental; incluindo ainda a prestação de suporte em primeira linha e a integração e manutenção das pessoas com doença mental (grave) num emprego, dando-lhes as condições necessárias a um bom desempenho” refere Francisca Lopes.

Ler Mais