Combustíveis voltam a subir na próxima semana: saiba quanto vai pagar a mais para atestar o depósito

Se tiver um tempo livre este fim de semana, aproveite para se deslocar a um posto de abastecimento. Isto porque, a partir desta segunda-feira os preços dos combustíveis vão subir… e em dose dupla. “A evolução das cotações em euros aponta para um aumento dos preços de até 1,5 cêntimos por litro na gasolina e de 1,5 cêntimos por litro no gasóleo”, adiantou fonte do setor à ‘Executive Digest’.

Os preços dos postos junto aos hipermercados, que ganharam muitos adeptos com a escalada dos combustíveis, também seguem as tendências de mercado. “A tendência da próxima semana será para uma subida de 0,0097 euros na gasolina e um aumento de 0,0105 euros no gasóleo”.

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,641 euros enquanto o do gasóleo vale 1,427 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Desde o início do ano, o preço do gasóleo já desceu 12 vezes e subiu apenas sete. No caso da gasolina, subiu 10 vezes e desceu outras nove, mostra a DGEG. Neste período, o preço do gasóleo desvalorizou 21 cêntimos por litro enquanto o da gasolina ficou 3,3 cêntimos mais barato. Isto quer dizer que encher um depósito de 60 litros de gasóleo custa menos 12,4 euros do que há 19 semanas. Já para atestar um depósito de gasolina são precisos menos 2 euros do que na primeira semana de janeiro.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 11ª gasolina 95 mais cara dos 28 países da União Europeia, 6,2 cêntimos abaixo da média europeia e 5,8 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 15ª posição do ranking europeu.