A partir de hoje, vacinação contra a Covid-19 deixa de ser obrigatória para entrar nos EUA
Os Estados Unidos levantam esta quinta-feira a obrigação de vacinação contra a covid-19 no que diz respeito aos funcionários federais e viajantes internacionais que chegam por via aérea, anunciou a Casa Branca.
Acabar com a obrigatoriedade da vacina corresponde ao fim do estado de emergência sanitária decretado por Washington em janeiro de 2020.
Os Estados Unidos são oficialmente o país que pagou o preço mais elevado devido à pandemia, com mais de um milhão de mortos.
Desde janeiro de 2021, ou seja, desde a posse do Presidente Joe Biden, “as mortes devido à covid-19 diminuíram 95% e as hospitalizações quase 91%”, explica o executivo norte-americano em comunicado.
Acrescenta que, num momento em que 270 milhões de norte-americanos receberam pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, o país já não está “na mesma fase da resposta à pandemia” do que quando aquelas obrigações foram postas em prática.
As medidas tomadas para conter a pandemia de covid-19, e em particular a obrigação de vacinação, deram origem a debates políticos intensos nos Estados Unidos.