Volvo quer vender 500 mil unidades este ano
A Volvo fechou 2014 com um resultado operacional equivalente a 271 milhões de euros e um volume de negócios de 130 mil milhões de coroas suecas, 6,3% acima dos registos de 2013. O CEO, Hakan Samuelsson, anunciou que a companhia está numa fase de grandes investimentos e que os “frutos desses investimentos se começarão a ver já ao longo deste ano”
Em 2014 a Volvo vendeu um recorde de 465 866 automóveis e SUV, e a companhia mantém o objectivo de atingir as 800 mil unidades, em 2020, afirmando-se como uma alternativa às marcas premium alemãs.
A Volvo espera que o crescimento na China, que ultrapassou os EUA como principal mercado da marca, lhe permita cumprir esses objectivos. As vendas nos EUA caíram 7%, no ano passado, mas foram implementadas uma série de medidas, incluindo uma mudança na gestão, para inverter a tendência de quebra.
Para 2015, Hakan Samuelsson disse à agência Reuters, que o objectivo é atingir o meio milhão de unidades, com subidas acima da média nos mercados chinês e europeu e o regresso ao crescimento nos EUA. Para isso, a Volvo conta com a nova geração do SUV XC90 (foto), que começará a ser vendido no segundo trimestre do ano e que substituirá a versão de 2002. Será o primeiro de uma vaga de novos modelos, que resultaram os 11 mil milhões de dólares de investimentos no desenvolvimento de novos produtos.