Uma petição online que pede um novo referendo ao Brexit recolheu 242,977 mil assinaturas em menos de 48 horas, escreve o “The Independent”.
Os signatários da carta apelam a que os cidadãos do Reino Unido e da União Europeia (UE) façam de tudo o que estiver ao seu alcance para que o acordo final proposto pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, seja, de facto, «a vontade do povo».
A petição online surge na sequência da iniciativa People’s Vote, que reuniu centenas de milhares de apoiantes este sábado à porta do Parlamento britânico, em Londres, depois de terem marchado pelas ruas em protesto ao acordo do Brexit.
«Tu tens um grande poder no Reino Unido e na Europa. Mas nós, as pessoas, pedimos-te que honres os novos valores democráticos comuns, dando-nos a última palavra sobre o Brexit. Mais de três anos depois do último referendo, o Brexit passou de uma ideia vaga num boletim de voto para algo real e prejudicial. O último acordo proposto não honra as promessas feitas, nem representa a vontade do povo», lê-se.
Acrescenta-se ainda que, «não queremos que os poderosos imponham ao povo um Brexit que prejudique a economia do Reino Unido e da UE, ameace o processo de paz na Irlanda do Norte e conduza em anos de incerteza e caos». «Por favor, não vire as costas a esta última oportunidade de nos impedir de nos virarmos contra nós próprios. Permitam-nos que digamos se queremos avançar com este Brexit», apelam os autores.
Keir Starmer, “ministro-sombra” do “Brexit” já veio mostrar o seu apoio. «Acrescentem o vosso nome à carta e enviem uma mensagem aos poderosos», disse.
A carta será enviada ao primeiro-ministro britânico, a todos os deputados e ao Conselho Europeu até 31 de Outubro.
Os planos de Boris Johnson, recorde-se, sofreram um revés depois de os deputados britânicos terem votado a favor de uma emenda ao novo acordo negociado entre o líder conservador e Bruxelas, que suspense a votação até que toda a legislação necessária esteja preparada e aprovada. O objectivo? Forçar uma saída sem acordo a 31 de Outubro.














