Milhares de sardinhas e anchovas mortas apareceram numa praia do Chile, num fenómeno natural inexplicável, que está a deixar os cientistas perplexos, de acordo com o ‘Euronews’.
O incidente, que aconteceu na região chilena de Biobío, cobriu as costas de Coliumo com uma variedade colorida de animais marinhos mortos. Autoridades ambientais estão a investigar a qualidade da água na região para determinar a causa do misterioso incidente.
Está neste momento em curso uma operação de limpeza da zona, mas segundo a presidente da autarquia local, há obstáculos no processo. “Esta não é uma área na qual se pode nadar”, disse Ivonne Rivas.
“Não podemos utilizar tratores para retirar os peixes mortos, como geralmente acontece quando há uma limpeza de algas marinhas na nossa costa. Aqui não podemos. Tem que ser feito com os trabalhadores”, sublinhou ao ‘Euronews’.
Esta já não é a primeira vez que cardumes de peixes mortos são encontrados nas praias desta zona do Chile, preocupando os cientistas e ativistas ambientais.
Incidentes semelhantes relatados no ano passado tiveram como justificação os baixos níveis de oxigénio em águas mais profundas, com peixes a nadar mais perto da costa, à procura de nutrientes.



