Portugal está em ‘risco muito elevado’ pela quinta semana seguida, nos mapas do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) sobre decisões de viagens na União Europeia (UE), onde todo o país está pintado a vermelho escuro.
Updated 🚦 maps are online!
These maps aim to support the @EUCouncil recommendation on travel measures in the EU during #COVID19 pandemic.
Color-blind friendly map in the next tweet.
More on the map indicators, according to new Council recommendations: https://t.co/CcBVx6B0o5 pic.twitter.com/jTATVBXw23— ECDC (@ECDC_EU) February 3, 2022
Em causa estão os mapas do ECDC de indicadores combinados, abrangendo as taxas de notificação de casos da Covid-19 nos últimos 14 dias, o número de testes realizados e o total de positivos, que são atualizados semanalmente, todas as quintas-feiras.
Esta situação mantém-se já há cinco semanas consecutivas, com todo o país, incluindo as ilhas que habitualmente registavam valores de incidência mais baixos, a fixarem-se já no patamar máximo de risco.
Da mesma forma, todas as regiões da Europa situam-se pela primeira vez nesse mesmo patamar de risco muito elevado, com todo o continente pintado de vermelho escuro, num reflexo de agravamento da incidência.
O vermelho escuro é o nível máximo de risco e diz respeito a territórios com taxa cumulativa de notificação de casos de infeção nos últimos 14 dias superior a 500 casos por 100 mil habitantes e a taxa de positividade dos testes de é de 4% ou mais.
Estes mapas da agência europeia seguem um sistema de semáforos sobre a propagação da Covid-19 na UE, a começar no verde (situação favorável), passando pelo laranja, vermelho e vermelho escuro (situação mais perigosa, em que Portugal já esteve o ano passado e se encontra agora).
Os mapas servem de auxílio aos Estados-membros sobre as restrições a aplicar às viagens no espaço comunitário. Em meados de junho, o Conselho da UE adotou uma recomendação para abordagem coordenada nas viagens, propondo que vacinados e recuperados da Covid-19 não sejam submetidos a medidas restritivas como quarentenas ou testes.




