A União Europeia está a preparar os passos para tornar a adoção do veículo elétrico o mais fácil possível e esta terça-feira selaram um acordo para a instalação de pontos de carregamentos para veículos elétricos a cada 60 quilómetros até 2026.
O acordo informal, que ainda carece de ratificação, estabelece os requisitos mínimos para a implantação de infraestruturas de carregamento nos Estados-membros e propõe que sejam instalados pontos de energia de 400 quilowatts a cada 60 quilómetros, cuja potência deve aumentar para 600 quilowatts em 2028. Serão também instalados pontos de recarga para camiões a cada 120 quilómetros, com potência de 1.400 quilowatts, que serão ampliadod para 2.800 quilowatts em 2028. Já os pontos de abastecimento de hidrogénio estarão localizados a cada 200 quilómetros até 2031.
A norma, que se articula como um ponto crucial no desenvolvimento e implementação de transportes de emissão zero, visa assegurar que existe uma rede de carregamento suficientemente ampla para garantir que os veículos que utilizam combustíveis alternativos possam reabastecer sem problemas.
O acordo “pretende enviar uma mensagem clara aos cidadãos e partes interessadas para que sejam instaladas infraestruturas de recarga no espaço comunitário para combustíveis alternativos como o hidrogénio”, apontou o ministro das Infraestruturas da Suécia, Andreas Carlson, sublinhando que a medida vai incentivar a existência de mais capacidade de carregamento público nas zonas urbanas e nas autoestradas.
O preço nas estações de carregamento elétricas deve ser apresentado em quilowatt/hora ou minuto/quilograma e que os fornecedores devem estabelecer um sistema de pagamento por cartão de crédito ou débito. Paralelamente, o Executivo comunitário deve preparar um banco de dados sobre combustíveis alternativos até 2027.














