Nokia apresenta nova imagem e afasta-se dos telemóveis
A Nokia aproveitou a presença no Mobile World Congress de Barcelona para anunciar um novo logótipo da marca que pretende esquecer o passado na indústria dos telemóveis.
Esta é a primeira vez que o logotipo muda em quase 60 anos. A nova imagem é composta por cinco formas diferentes que formam a palavra NOKIA. A icónica cor azul do logotipo antigo foi substituída por uma variedade de cores, dependendo do uso.
Ver esta publicação no Instagram
Citado pela agência internacional ‘Reuters’, o CEO Pekka Lundmark revelou que “na cabeça da maioria das pessoas, ainda somos uma marca bem-sucedida de telemóveis. Queremos lançar uma nova marca focada nas redes e digitalização industrial, que é uma coisa completamente diferente do legado de telemóveis”.
Recorde-se que depois de assumir o cargo principal na empresa finlandesa em dificuldades em 2020, Lundmark definiu uma estratégia com três etapas: redefinir, acelerar e escalar. Com esta primeira fase agora concluída, Lundmark informa que o segundo passo, a aceleração, está a começar.
Embora a Nokia ainda pretenda expandir os seus negócios de provedores de serviços, onde vende equipamentos para empresas de telecomunicações, o seu foco principal agora é vender equipamentos para outras empresas.
“Tivemos um crescimento muito bom de 21% no ano passado em empresas, que atualmente representa cerca de 8% das nossas vendas, (ou) 2 mil milhões de euros aproximadamente”, disse Lundmark. “Queremos transformar isto em dois dígitos o mais rápido possível”, referiu ainda.
Sublinha-se que neste momento, as principais empresas de tecnologia têm feito parcerias com fabricantes de equipamentos de telecomunicações, como a Nokia, para vender redes 5G privadas e equipamentos para fábricas automatizadas, principalmente no setor de manufatura.