Sabe a diferença entre inflação, reduflação e estagflação? Conheça estes 3 conceitos
Todos os dias são divulgadas notícias com termos económicos cujo significado nem sempre é conhecido pelos consumidores. Entre os diferentes conceitos inflação, reduflação e estagflação são palavras que vão surgindo entre notícias, é importante conhece-las e saber o seu significado.
Quem explica estes conceitos é a Deco Proteste, sublinhando-se que são de particular importância nos dias de hoje para os mais interessados em economia.
Inflação – aumento contínuo e generalizado dos preços
Observa-se este conceito económico, do qual se ouve falar mais nos dias de hoje, quando ao contrário dos preços dos bens e serviços sofrerem oscilações normais, assiste-se a uma subida generalizada e constante.
Perante este cenário todas as pessoas e organizações são atingidas pela inflação já que não se consegue comprar o mesmo com o mesmo dinheiro.
Quando isto acontece, as famílias com menores rendimentos acabam por ser mais afetadas, porque o seu orçamento já é totalmente canalizado para bens essenciais, pelo que têm uma reduzida margem de manobra.
Normalmente, a inflação é medida utilizando o índice de preços no consumidor, para o cálculo do qual é utilizado um cabaz de compras composto pelos bens e serviços adquiridos pelas famílias, incluindo, entre outros, alimentação, lazer, vestuário, habitação e transportes.
Reduflação – redução do tamanho dos produtos mantendo ou aumentando o preço
Esta prática traduz-se numa inflação dissimulada. O consumidor paga mais pelo produto, porque leva menos quantidade por igual valor (ou maior, se o preço aumentar), mas pode nem se aperceber disso.
A Deco exemplifica: se comprar uma garrafa de sumo de um litro por um euro e o produtor decidir cortar o tamanho da embalagem para 900 mililitros (supostamente para não aumentar o preço), na verdade, o litro desse sumo passou a custar 1,11 euros.
Pode aperceber-se de casos de reduflação em embalagens de cereais de pequeno-almoço, papas infantis, fraldas para bebé, produtos de higiene, chocolates, queijos, etc., mas também no tamanho do pão e até nas doses servidas nos restaurantes ou lojas de pronto-a-comer.
Estagflação – combinação de inflação elevada, estagnação do crescimento económico e aumento do desemprego
O aumento do custo de vida que se está a sentir pode levar à estagnação do crescimento económico e ao aumento do desemprego. Um país está em recessão quando existe um recuo da sua atividade económica, isto é, quando se verifica uma queda do produto interno bruto em dois trimestres consecutivos. O produto interno bruto, conhecido pela sigla PIB, corresponde à riqueza de um país, ou seja, aos bens e serviços que são produzidos durante um ano.
Inflação na zona euro recua em janeiro pelo terceiro mês e fixa-se nos 8,6%