Terminam hoje as candidaturas para o Programa RESTART que quer promover igualdade de género

Está a chegar o programa RESTART que quer promover a igualdade de género com um instrumento de financiamento, cujo primeiro concurso abre este ano.

É hoje, ás 17h00 que terminam as candidaturas para este programa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Segundo o site da fundação, o programa pretende “promover a igualdade de género e de oportunidades através do financiamento competitivo de projetos individuais de I&D, em todos os domínios científicos, quando realizados por investigadoras ou investigadores que tenham gozado recentemente de uma licença parental, incluindo por adoção”.

O RESTART abrange ainda, com condições de elegibilidade específicas, os casos de licenças parentais partilhadas, as quais privilegiam a igualdade na prestação de cuidados e a partilha das responsabilidades familiares e durações de licença.

Podem candidatar-se, com o compromisso da instituição de acolhimento, investigadores nacionais, estrangeiros e apátridas que cumpram cumulativamente os seguintes requisitos à data-limite do período de submissão de candidaturas: ser detentor do grau de doutor, ser membro integrado doutorado de uma unidade de I&D, ou ter um vínculo contratual com um Laboratório de Estado, ter beneficiado, há menos de 12 meses, de uma licença parental, incluindo por adoção, de uma duração igual ou superior a 120 dias, ou ter beneficiado de uma licença parental partilhada, incluindo por adoção, de uma duração igual ou superior a 72 dias.

As propostas devem ser enviadas através do preenchimento, em língua inglesa, de um formulário próprio que poderá ser acedido eletronicamente em plataforma a disponibilizar pela FCT.

A avaliação das candidaturas feita por peritos afiliados em instituições estrangeiras, independentes e de reconhecido mérito e idoneidade, a designar pela FCT. A comunicação dos resultados provisórios das candidaturas será feita até 8 de junho de 2023.

FCT NOVA lança programa de empreendedorismo. Projetos vencedores serão premiados até 2.500 euros

Ler Mais