O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky pode visitar Bruxelas esta semana para se encontrar com representantes de várias instituições europeias. Embora não esteja ainda confirmada a presença do líder ucraniano, tanto o Parlamento Europeu como o Conselho Europeu estão a preparar-se para recebê-lo na capital da UE na quinta-feira, de acordo com fontes diplomáticas.
De manhã Zelensky pode discursar na Câmara do Parlamento Europeu, reunido em sessão plenária extraordinária, e à tarde participar na primeira sessão do Conselho Europeu que terá início no mesmo dia em Bruxelas, com a presença dos 27 líderes europeus, incluindo António Costa.
De momento não há confirmação oficial da visita, nem se espera que seja feita até ao último momento. “É tudo muito delicado”, comentaram fontes da União Europeia (UE) citadas pelo jornal La Vanguardia.
Durante a cimeira UE-Ucrânia da semana passada, em Kyiv, quando o presidente ucraniano foi questionado sobre os seus planos para visitar as instituições da UE, Zelensky reconheceu que existem “riscos muito grandes”.
Desde o início da guerra, a 24 de fevereiro de 2022, apenas foi registada uma viagem de Zelensky aos Estados Unidos da América (EUA), a 21 de dezembro, quando se encontrou com o presidente Joe Biden na Casa Branca e discursou ao Congresso dos EUA num momento em que estavam a decorrer negociações com Washington sobre ajuda bilateral.
Desde então, tem-se especulado cada vez qual será a próxima viagem do presidente da Ucrânia. A decisão de Zelensky e da UE deve ser conhecida no final do dia desta segunda-feira.






