Mapa de como poderia ser a alta velocidade na Península Ibérica está a causar sensação nas redes sociais

É um mapa de Espanha e Portugal que imagina um mundo idílico em que os países ibéricos estão ligados entre si (com todas as suas cidades) através de linhas de alta velocidade.

Simone Silva

A situação da alta velocidade em Portugal é uma constante fonte de controvérsias. A construção de linhas entre Lisboa-Porto e Porto-Valença, deverá ser concluída até 2028, mas há quem ache que já deveria existir.

Nas redes sociais, precisamente, triunfa um mapa de Espanha e Portugal que imagina um mundo idílico em que os países ibéricos estão ligados entre si (com todas as suas cidades) através de linhas de alta velocidade.



Portugal e Espanha há muito que tentam ligar-se através de linhas de alta velocidade, mas isso ainda não se concretizou e hoje e é por isso que, quando surgiu um mapa como o que se segue, muitos dos utilizadores das redes sociais manifestaram a sua satisfação com este possível futuro que parece nunca mais chegar.

https://twitter.com/orikron/status/1554125108926709760

O tweet partilhado por um utilizador que alcançou notável sucesso com milhares de ‘likes’ e tantos retweets na plataforma Twitter, mostra um mapa ibérico no qual se pode ver como as principais cidades de ambos os países têm ligação ferroviária de alta velocidade.

Além disso, é ainda proposta uma duração estimada para algumas das rotas:

Lisboa—Madrid → 2h15
Lisboa—Barcelona → 4h30
Porto—Sevilha → 2h30
Valência—Vigo → 3h30
Farol—Corunha → 3h45
Bragança—Zaragoza → 2h40
Valladolid—Bilbao → 1h00

Para já, os portugueses vão ter de esperar cerca de seis anos por uma linha de alta velocidade até Espanha.

Nessa altura, segundo o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes, serão possíveis viagens diretas de comboio numa hora e 15 minutos entre Lisboa e Porto, numa hora entre o Porto e Vigo, e de 15 minutos entre Valença e Vigo.

“Temos a arrancar, agora, com um programa de investimentos, que contempla dois projetos absolutamente estruturantes para o país: uma nova linha de Alta Velocidade entre Lisboa e o Porto e uma nova ligação também em Alta Velocidade ferroviária entre o Porto e Vigo”, disse o responsável em maio.

O responsável da IP adiantou, ainda, que “está prevista uma estação em Valença e, portanto, Valença vai ficar a 15 minutos de Vigo, a cerca de 45 minutos do Porto e a pouco mais de duas horas de Lisboa. Prevemos até 2028 ter este projeto concluído”.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.