De acordo com os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos portugueses, a Delta foi considerada a marca com maior relevância e reputação em 2022 e a Mercadona a que registou maior crescimento.
O estudo realizado pela Consultora OnStrategy faz uma análise a todo o ano de 2022, e desde 2009 que avalia o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação associados a mais de 2.000 marcas em Portugal.
Em 2022, a Delta obteve 83,8 pontos em 100 possíveis, sendo assim considerada a marca com melhor avaliação. Por sua vez, a Mercadona foi a que registou um maior crescimento, tendo a sua pontuação subido 13,9 pontos em comparação com a avaliação anterior.
“Foram quase 70 indústrias/categorias auditadas e analisadas em 2022 e verifica-se que as marcas voltaram a estar bastante ativas e de uma forma consciente e positiva; voltam a ser registadas mais de 10 marcas com uma avaliação de excelência (mais precisamente 12 este ano), algo que não ocorria desde 2018. É também de evidenciar que em 10% das indústrias/categorias a liderança é assegurada por uma marca de excelência (80-100 pontos) e em 80% por uma marca com uma avaliação de reputação robusta (70-80 pontos)”, explica Pedro Tavares, Managing Partner da OnStrategy.















