A petrolífera BP pagou 127,3 milhões de dólares (cerca de 120 milhões de euros) em impostos e taxas ao governo britânico em 2021 pela produção de petróleo e gás no Mar do Norte.
A informação obtida num relatório da empresa, a que a ‘Bloomberg’ e a ‘Reuters’ tiveram acesso, diz que esta foi a primeira vez em pelo menos seis anos em que isso aconteceu e foi divulgada num momento de tensão entre a indústria petrolífera do país e o governo sobre um alegado imposto de 25% que vai beneficiar programas que ajudam no alívio aos custos elevados de energia para as famílias, depois de várias grandes empresas do setor terem registado lucros recorde.
O valor compara com a restituição líquida de impostos de 42,3 milhões de dólares (cerca de 40 milhões de euros do ano anterior) e referem-se apenas às operações upstream da BP no país, não incluindo outros impostos empresariais.
O pagamento de 127,3 milhões de dólares foi feito à HM Revenue and Customs, Crown Estate e Oil and Gas Authority do Reino Unido.









