Portugal tem o quinto passaporte mais poderoso do mundo. Dá entrada sem visto em 185 países, seguindo lado a lado com Áustria e Holanda, de acordo com o ranking da consultora internacional Henley & Partners.
À frente de Portugal, ou seja, com passaportes mais amplos está, por exemplo, o Japão e Singapura, países que ocupam a primeira posição, podendo os cidadãos destes países viajar, sem visto, para 190 estados.
A Coreia do Sul, a Finlândia e a Alemanha ocupam o segundo lugar do ranking. Os cidadãos dos três países podem visitar 188 países sem visto.
Seguem-se Dinamarca, Itália e Luxemburgo, com acesso sem visto a 187 países. Ainda à frente de Portugal, no quarto lugar, estão França, Espanha e Suécia, cujos passaportes permitem viajar para 186 países.
Do lado oposto, ou seja, os pior classificados neste ranking, estão o Afeganistão, Iraque e Síria, onde os cidadãos só podem viajar, sem visto, para menos de 30 países. Somália e Paquistão também aparecem no fundo da lista.
O ranking que revela os passaportes mais poderosos do mundo é actualizado periodicamente. O objectivo é medir a confiança internacional e a lista é criada a partir dos dados obtidos pela Autoridade de Transporte Aéreo Internacional (IATA).
Os passaportes mais fortes do mundo
1. Japão e Singapura: 190
2. Finlândia, Alemanha e Coreia do Sul: 188
3. Dinamarca, Itália e Luxemburgo: 187
4. França, Espanha e Suécia: 186
5. Áustria, Países Baixos e Portugal: 185
6. Bélgica, Canadá, Grécia, Irlanda, Noruega, Suiça, Reino Unido, EUA: 184
7. República Checa e Malta: 183
8. Nova Zelândia: 182
9. Austrália, Eslováquia, Lituânia: 181
10. Islândia, Hungria, Letónia, Eslovénia: 179