Portugal vê nascer laboratório de 5G e IA com investimento da Huawei para potenciar transição digital

O laboratório 5GAIner – 5G + IA Networks Reliability Center, resultante de uma parceria entre a Huawei, a Universidade de Aveiro e o Instituto de Telecomunicações, foi inaugurado esta terça-feira, anunciou a tecnológica num comunicado enviado à imprensa.

O novo empreendimento, que se vai dedicar ao desenvolvimento do 5G e da Inteligência Artificial (IA), foi criado na sequência do protocolo assinado no ano passado entre as três instituições, que se propõe a apoiar a indústria na criação, em parceria com a academia, de soluções fiáveis para diferentes setores que permitam assegurar uma transição bem-sucedida para a sociedade digital em Portugal.

Tony Li, CEO da Huawei Portugal, afirmou que o investimento em Portugal, “não só cria um hub de competências na região, como reforça a vontade da empresa em contribuir para a inovação e transição digital do país, explorando todo o potencial de tecnologias como as redes de quinta geração ou a Inteligência Artificial”.

Na mesma nota, a Huawei sublinha que a colaboração irá permitir à comunidade portuguesa de Investigação e Desenvolvimento (I&D) testar novos conceitos, bem como avaliar a criação de produtos que podem ser explorados para atividades de inovação e desenvolvimento da indústria.

O 5G + IA Networks Reliability Center está sediado no Instituto de Telecomunicações, mas o seu raio de ação abrange outras áreas como o Porto de Aveiro e algumas fábricas instaladas na localidade, entre as quais a Bosch Termotecnologia, S.A. (Bosch TT).

Rui Luís Aguiar, investigador e docente da Universidade de Aveiro e coordenador nacional de Redes e Serviços do Instituto de Telecomunicações, foi nomeado para assumir a liderança executiva do projecto, na função de Lab Director.

 

Ler Mais





Comentários
Loading...