A EDP prevê investir mil milhões de euros em projetos industriais focados no hidrogénio verde, nas energias renováveis e no armazenamento de energia, segundo avança a Europa Press. De acordo com esta agência noticiosa, a intenção é reconverter as centrais térmicas de Puente Nuevo e Los Barrios, na região espanhola da Andaluzia.
O objetivo foi reiterado pela própria EDP numa reunião com os responsáveis desta região, durante a qual frisou a ambição da empresa no sentido de potenciar a produção de energia 100% renovável, bem como a descarbonização da indústria.
O montante dedicado a cada projeto em específico não foi desvendado, mas a EDP deixou claro que o processo possibilitará a criação de 4.500 postos de trabalho no país vizinho, durante o período de construção. A Europa Press indica ainda que, após a reconversão, serão criados 300 empregos diretos e, possivelmente, cerca de 2.200 indiretos.
No caso da central de Puento Nuevo, estão previstos projetos relacionados com energias renováveis e, ainda, um projeto industrial. A EDP planeia que esta central seja 100% verde já em 2030.
Por seu turno, a central de Los Barrios tem no horizonte projetos de hidrogénio que permitirão abastecer energia limpa a todo o ecossistema industrial do Campo de Gibraltar. Está previsto também um projeto de armazenamento de energia com baterias de ion-lítio de 255 MW.














