Covid-19: Instituto de saúde pública da Noruega recomenda suspensão permanente da vacina da AstraZeneca

O Instituto Nacional de Saúde Pública da Noruega recomendou esta quinta-feira que o país pare de usar permanentemente a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca.

Simone Silva

O Instituto Nacional de Saúde Pública da Noruega recomendou esta quinta-feira que o país pare de usar permanentemente a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca, de acordo com o ‘Euronews’.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

A orientação surge um dia depois de a Dinamarca se ter tornado no primeiro país da Europa a retirar a mesma vacina do seu plano de imunização, na sequência de ligações entre o fármaco e coágulos sanguíneos muito raros.

Tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) como a Agência Europeia de Medicamentos  (EMA) já disseram que os benefícios da vacina superam os riscos, mas o organismo decidiu recomendar a suspensão permanente.

“Agora há muito mais conhecimento sobre a ligação entre a vacina da AstraZeneca e os raros e graves incidentes com coágulos sanguíneos do que quando a Noruega optou por suspender o uso da vacina em março”, disse Geir Bukholm, diretor de controlo de infeção do Instituto Nacional de Saúde Pública da Noruega.

O responsável acrescentou: “Com base neste conhecimento, chegámos a uma recomendação de que a vacina da AstraZeneca deve ser retirada do programa de vacinação contra a Covid-19 da Noruega”.

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

O instituto estimou que eliminar a distribuição da vacina da AstraZeneca provavelmente causaria um atraso de duas semanas no lançamento geral da vacina.

Bukholm disse que não foi fácil chegar a esta recomendação. No entanto, acredita que é um passo necessário.

Espera-se que aqueles que já receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca recebam outra vacina de coronavírus como segunda dose. No entanto, o instituto de saúde pública do país disse que oferecerá mais informações sobre as especificidades do programa nos próximos dias.

Recorde-se que a 11 de março, as autoridades norueguesas suspenderam o lançamento da vacina depois de um pequeno número de pessoas que receberam a vacina terem sido hospitalizadas com uma combinação de coágulos sanguíneos e uma baixa contagem de plaquetas, com três casos fatais. Agora poderá ser permanente.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.