Empresa de cassetes TDK lança fundo de capital de risco de 150 milhões

Lembra-se das cassetes da TDK? Agora que este objeto já não tem grande utilidade, a empresa japonesa vira-se para o mundo do investimento. A TDK Ventures acaba de lançar o seu segundo fundo de investimento, com um total de 150 milhões de dólares para atribuir a startups de áreas como ciência, energia de tecnologia limpa, mobilidade ou robótica.

Segundo avança a edição norte-americana da Forbes, o fundo lançado pelo braço de investimento da TDK é três vezes maior do que o primeiro apresentado em julho de 2019. Na altura, a empresa contava somente com 50 milhões de dólares, que acabaram por ser divididos entre 15 negócios, incluindo uma startup dedicada a impressão 3D e outra especializada em produção de energia.

Para o novo fundo, a ambição é maior: investir em 50 startups em fase inicial, no decorrer dos próximos três anos. Os investimentos podem começar nos 250 mil dólares e ir até aos cinco milhões de dólares.

Nicolas Sauvage, managing director da TDK Ventures, explica que o plano é investir em mercados com uma dimensão reduzida atualmente e que apresentem potencial de crescimento. «Existem muitas disrupções a caminho. Podemos antecipá-las, e ser o mapa-guia e encontrar soluções, ou não vamos ficar felizes com o que chegar», comenta o gestor.

Embora tenha sido apresentado oficialmente apenas agora, o novo fundo já começou a investir, tendo encontrado um negócio que chamou a atenção. Chama-se Analog Inference é um startup que desenvolve semicondutores com base em inteligência artificial, que poderão ser usados em veículos autónomos, por exemplo.

Segundo Nicolas Sauvage, «tem sido muito fácil investir em empresas de software e isso tem feito com que seja mais difícil para as empresas de venture capital pensarem em hardware». No entanto, é um caminho que a TDK Ventures quer explorar.

Ler Mais





Comentários
Loading...