Confiança no investimento na Alemanha cai em abril, após quatro meses a subir
A confiança no investimento na Alemanha caiu em abril, depois de quatro meses consecutivos de aumentos, devido ao receio de confinamentos mais apertados, foi hoje anunciado.
O centro de investigação económica europeia alemão (ZEW) informou hoje que o seu índice de confiança no investimento caiu 5,9 pontos em abril para 70,7 pontos, contra 76,6 pontos em março.
Esta é a primeira queda desde novembro de 2020, embora as expectativas se mantenham num “um nível muito elevado”, de acordo com o ZEW.
A avaliação da situação atual na Alemanha melhorou para -48,8 pontos em abril, mais 12,2 pontos que no mês anterior e o mesmo nível registado em março de 2020.
“Os peritos do mercado financeiro estão menos eufóricos do que no mês passado”, disse o presidente do ZEW, Achim Wambach.
Os receios de que possa ocorrer um confinamento mais severo atenuam as expectativas de consumo privado, embora as perspetivas de exportação tenham melhorado em relação ao mês anterior, acrescentou Wambach.
As expectativas dos peritos do mercado financeiro para a zona euro também caíram em abril, ao baixarem para 76,3 pontos, menos 7,7 pontos que no mês anterior.
Mas a avaliação da situação atual na zona euro melhorou para -65,5 pontos, mais 4,3 pontos do que em março.