A que horas abre a bolsa? Conheça os horários do mercado acionista de Nova Iorque a Tóquio
Embora o mundo dos negócios não pare e haja sempre alguém a comprar alguma coisa em alguma parte do mundo, o mercado bolsista tem um horário de funcionamento – tal e qual uma loja ou supermercado. A bolsa de Nova Iorque e a Nasdaq, por exemplo, funcionam apenas de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 16h.
As duas praças norte-americanas – entre as mais importantes a nível global – encerram ao fim de semana e em nove feriados oficiais, como o Dia de Ano Novo, Dia de Acção de Graças ou Véspera de Natal. Nos dias anteriores aos feriados, a atividade pode terminar mais cedo, pelas 13h.
Segundo o Business Insider, estes horários estabelecidos não impedem, contudo, que as negociações prossigam fora de horas e tem-se assistido, até, a um aumento deste tipo de atividade graças ao desenvolvimento tecnológico. Com a melhoria das comunicações móveis e a implementação de sistemas digitais mais modernos, já é possível garantir uma ponte quase permanente entre quem compra e quem vende ações.
Mas, atenção, negociar fora de horas acarreta alguns riscos, nomeadamente preços mais elevados e liquidez reduzida. Outra opção possível para quem não quer esperar pelo abertura oficial do mercado é recorrer a outras praças, embora seja preciso ter em atenção os respetivos horários de funcionamento e fusos horários.
Na China, por exemplo, a Shangai Stock Exchange abre às 9h30 (hora local) e fecha às 15h, ao passo que a Hong Kong Stock Exchange abre às 9h30 mas prolonga a sua atividade até às 16h. Ainda no continente asiático, a bolsa de Tóquio (a segunda maior a nível global) funciona das 9h às 15, enquanto a bolsa de Bombaim, na Índia, opera das 9h às 16h.
Já na Europa, a Euronext destaca-se por ter o horário mais peculiar: a maior bolsa europeia, com base na Holanda, funciona das 8h às 16h40. A London Stock Exchange, por seu turno, abre às 8h e fecha às 16h30.