Covid-19: Europa celebra Páscoa em confinamento com os casos a aumentar para níveis de 2020

Mais de um ano depois de a Covid-19 ter invadido a Europa, grande parte do continente passou a Páscoa – geralmente um feriado importante – em confinamento, enquanto luta contra uma terceira vaga de infeções.

Simone Silva

Mais de um ano depois de a Covid-19 ter invadido a Europa, grande parte do continente passou a Páscoa – geralmente um feriado importante – em confinamento, enquanto luta contra uma terceira vaga de infeções, que está já a chegar aos níveis de 2020 em alguns locais, avança a ‘CNBC’.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

“É uma grande confusão. Estamos todos frustrados com o governo ”, disse Hannah Weiler, uma estudante de medicina residente em Colónia, na Alemanha, citada pela mesma publicação.

O governo alemão cancelou os planos de bloqueio nacional para a Páscoa apenas um dia depois de ter sido anunciado, no final de março, deixando restrições mais especificas a cargo dos governadores de cada um dos 16 estados. No entanto, a chanceler Angela Merkel pediu à população que ficasse em casa no fim de semana prolongado.

“A Alemanha é um excelente exemplo de absurdo”, disse Weiler. ″Todos os 16 estados federais tomam as medidas que querem e o governo parece incapaz de apresentar uma estratégia clara”, acrescentou a aluna.

O “clima começou a realmente piorar, porque os políticos interpretaram (a decisão de Merkel) como um desejo de restrições mais flexíveis, então começaram a abrir lojas”, explicou a responsável. “Surpresa das surpresas: os casos estão a aumentar e atravessamos agora a terceira vaga”, criticou.

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

Mas a Alemanha não é caso único, França e Itália impuseram bloqueios em todo o país antes do fim de semana da Páscoa, já que uma onda de casos ligados à variante britânica, no final do ano passado, ameaçou sobrecarregar as unidades de cuidados intensivos mais uma vez.

A Itália anunciou um bloqueio restrito de três dias para o feriado da Páscoa, popular no país fortemente católico, proibindo todas as viagens não essenciais, mas permitindo que as igrejas se mantivessem abertas e que as pessoas fizessem as refeições de Páscoa em casa com um máximo de quatro elementos.

Já em França, o fim de semana de Páscoa ficou marcado pelo início do terceiro confinamento nacional, ainda que mais flexível do que os anteriores. Há especialistas que duvidam da eficácia do atual confinamento flexível, visto que os franceses podem sair de casa, ainda que não além de um raio de 10km. A terceira vaga da Covid-19 no país está a colocar os hospitais sob forte pressão.

Portugal também impôs regras na altura da Páscoa, num momento em que o desconfinamento decorre em todo o país com as infeções a baixar, em contraciclo com o resto da Europa. Assim, durante esta época festiva ficou proibida a circulação entre concelhos e era recomendável que se evitassem os ajuntamentos e convívios familiares.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.