Estes 19 concelhos arriscam não avançar no plano de desconfinamento

«Neste momento, temos um total de 19 concelhos que estão acima do limiar de risco, ou seja, acima dos 120 casos por 100 mil habitantes a 14 dias, seis dos quais acima dos 240 novos casos.»

Filipa Almeida

Portugal pode avançar nas medidas de desconfinamento previstas para a próxima segunda-feira, dia 5 de abril. No entanto, alguns concelhos estão em risco de ver este progresso travado. «Deve ter em conta também a situação diferenciada no conjunto do País», lembra António Costa. De acordo com o primeiro-ministro, se em duas avaliações sucessivas os mesmos concelhos estiverem acima do limiar de risco não se deve avançar com o plano.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

«Neste momento, temos um total de 19 concelhos que estão acima do limiar de risco, ou seja, acima dos 120 casos por 100 mil habitantes a 14 dias, seis dos quais acima dos 240 novos casos.» Estes concelhos devem apresentar especial cautela, alerta hoje António Costa, para que possam avançar para as fases seguintes ao lado do resto do País.

O primeiro-ministro salientou que os especialistas ouvidos pelo Governo propuseram que, “se em duas avaliações sucessivas, os mesmos concelhos estiverem acima do limiar de risco, nesses concelhos não devem avançar as medidas de desconfinamento”.

António Costa apelou a “especiais cautelas” das autoridades de saúde, com o envolvimento dos autarcas, “para assegurar que os casos que existem [nestes concelhos em situação de risco] são devidamente identificados, isolados, travadas as cadeias de transmissão, de forma a que, daqui a 15 dias, não estejam nesta situação e possam avançar com o resto do país para a fase subsequente”.

Dos 19 concelhos com maior incidência de casos, destacam-se Carregal do Sal, Moura, Odemira, Portimão, Ribeira de Pena e Rio Maior, com mais de 240 casos por 100 mil habitantes, segundo os dados hoje divulgados.

Continue a ler após a publicidade

A este grupo de 19 pertencem ainda os concelhos de Alandroal, Albufeira, Beja, Borba, Cinfães, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Lagoa, Marinha Grande, Penela, Soure, Vila do Bispo e Vimioso, que registam entre 120 a 240 casos por 100 mil habitantes.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.