O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira que Portugal vai avançar para a segunda fase do desconfinamento, na próxima segunda-feira, 5 de abril. Em conferência de imprensa após o conselho de ministros, o responsável referiu que o país responde positivamente aos critérios definidos.
Ainda assim, deixa um alerta: “Devemos ter em atenção que, em relação ao ritmo de transmissão estamos a dirigir-nos para a zona amarela mas estamos na zona verde ainda e podemos dar o passo de avançar nas medidas de desconfinamento previstas”, indica Costa.
Os novos casos, desde dia 9 de março até 31, mostram que a “evolução foi positiva”, são 62,4 os novos casos por 100 mil habitantes. “Claramente mantemo-nos no quadrante verde da matriz”, diz Costa. Já o índice de transmissibilidade, o Rt, “tem vindo a acelerar”, contudo, “a aplicação combinada dos dois critérios mantém-nos no quadrante verde”, adianta o responsável.
No entanto, o chefe do executivo avisa que há 19 concelhos no continente acima do limiar de risco de incidência da covid-19, que podem não avançar no desconfinamento, caso a situação se mantenha na próxima avaliação do Governo.
Recorde-se que na quarta-feira, o primeiro-ministro já tinha considerado que Portugal está a atravessar um “bom momento” no controlo da epidemia de covid-19 e que o Governo deveria aprovar hoje um novo passo no processo de desconfinamento com efeitos a partir de segunda-feira.
Portugal registou hoje 11 mortes relacionadas com a covid-19 e 592 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).













