O grupo sul-coreano Hyundai Motor nomeou formalmente Chung Euisun como o novo presidente do seu conselho de administração, esta quarta-feira, avança a ‘Europa Press’.
O novo presidente ocupou a vice-presidência e é filho de Chung Mong-koo, até agora o líder da quinta fabricante mundial de veículos.
Chung, com 49 anos, foi promovido à posição de topo com o apoio dos conselhos de administração das três principais subsidiárias do grupo, as fabricantes Hyundai e Kia e a fabricante de peças automotivas Hyundai Mobis, informou o grupo.
O novo presidente do grupo sul-coreano é o único filho de Chung Mong-koo, de 82 anos, que chefiava o grupo desde 2000 e herdou a posição de seu pai e fundador da Hyundai, Chung Ju-yung.
Ao assumir oficialmente o cargo, Chung falou sobre seus planos para o futuro da Hyundai, nos quais vai apostar em novas tecnologias como veículos elétricos e sistemas de direção automatizada, em discurso recolhido pela empresa em um comunicado.
“Vamos desenvolver as tecnologias mais fiáveis e inovadoras para a direção autónoma do mundo”, disse Chung, que também expressou o compromisso da empresa em “fortalecer sua posição em eletrificação, baterias de hidrogénio, robótica e mobilidade aérea urbana”.
A mudança no comando do grupo ocorre num momento financeiramente difícil para a Hyundai e outras grandes fabricantes globais devido ao impacto da pandemia da Covid-19.
Durante a primeira metade do ano, o lucro líquido da Hyundai caiu 52% face ao ano anterior para 929,95 biliões de won (812 milhões de dólares), principalmente devido à queda da procura global e à suspensão da produção em várias das suas fábricas como resultado da pandemia.
Para reverter essa situação, a empresa sul-coreana estabeleceu a meta de vender um milhão de veículos elétricos em todo o mundo até 2025, o que seria 10% da taxa do mercado global.





