2026 ‘estreia-se’ com descida dos preços dos combustíveis. Veja quanto vai pagar a menos para atestar

Depois de 2025 ter termina do com aumento dos preços dos combustíveis, o ano de 2026 arranca com uma descida destes custos, já a partir da próxima segunda-feira.

Pedro Gonçalves
Janeiro 2, 2026
9:48

Depois de 2025 ter termina do com aumento dos preços dos combustíveis, o ano de 2026 arranca com uma descida destes custos, já a partir da próxima segunda-feira. Segundo adianta fonte do setor à Executive Digest, espere uma descida até meio cêntimo na gasolina 95 e uma estabilização de preço no caso do gasóleo.

Segundo fonte do setor contactada pela ‘Executive Digest’, os postos de marca própria – que normalmente funcionam junto aos hipermercados – seguem a tendência dos postos de abastecimento ‘normais’ e reportam “uma descida de 0,0014 euros no gasóleo e de 0,0044 euros na gasolina 95”.

De acordo com a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) o preço médio do litro de gasóleo em Portugal custa atualmente 1,533 euros, enquanto o preço médio do gasolina totaliza 1,661 euros.

Note-se que estas previsões são feitas com base na assunção da manutenção das medidas extraordinárias de redução fiscal aplicadas pelo Governo, para mitigar o aumento dos preços.

Recorde-se que, na semana passada, os combustíveis registaram um aumento de preços, pondo fim a uma série de semanas de descidas: o gasóleo diminuiu quatro semanas consecutivas, ao passo que a gasolina 95 registou cinco descidas seguidas. Veja como evoluíram os preços no último mês.

 

No mais recente boletim da Comissão Europeia, Portugal está no nono lugar entre os países com a gasolina simples 95 mais cara, 5,95 cêntimos acima da média europeia e 21 cêntimos acima do preço verificado em Espanha. Quanto ao gasóleo simples, o nosso país está na 9.ª posição do preço mais caro, a 13,8 cêntimos do preço no país vizinho.

A Dinamarca no ranking da gasolina 95 mais cara da Europa, com 1,922 euros/litro; o mesmo país tem o gasóleo mais caro da UE, com 1,855 euros/litro.

Assim, com a descida de preços a partir da próxima semana, saiba que pode poupar uns euros extra se souber onde estão os postos mais baratos do país. Consulte a lista:

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.