A União Europeia (UE) pintou Portugal totalmente de vermelho no seu mapa de risco de infeções pelo novo coronavírus, feito pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês).
Na avaliação do órgão europeu, só as regiões autónomas dos Açores e da Madeira escapam à classificação de maior risco, de resto todo o território continental se encontra em alerta máximo devido ao aumento substancial de novos casos, num dia em que se bateu mais um recorde, com mais de três mil novos da Covid-19.

A classificação da UE é feita por cores, numa espécie de semáforo, onde o verde significa baixo risco de infeção, o amarelo é para risco intermédio e o vermelho risco elevado. Atualmente não existe nenhuma região portuguesa a verde e apenas as ilhas estão a amarelo, com todo o resto do país pintado de vermelho.
Esta avaliação é baseada no conjunto de alguns fatores, como o número de novos casos nos últimos 14 dias ou a taxa de testes positivos. Por exemplo, os países sinalizados a vermelho registaram nos últimos 14 dias mais de 50 novos casos de covid-19 por 100 mil habitantes e uma taxa de testes positivos igual ou superior 4%.
Portugal foi pintado todo com a cor que representa o risco máximo porque, segundo o ECDC, contabilizam-se agora 243,3 casos por cada 100 mil habitantes, valor dos últimos 14 dias. Um aumento substancial face, por exemplo, à incidência verificada a 21 de Agosto, quando o país tinha menos de 30 casos por 100 mil habitantes.
Portugal registou hoje 3.270 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 16 mortes relacionadas com a covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Os internamentos hospitalares também atingiram nas últimas 24 horas os valores máximos registados desde março, num total de 1.365, mais 93 pessoas internadas do que na quarta-feira. De acordo com o boletim hoje divulgado, Portugal já contabilizou 109.541 casos confirmados e 2.245 óbitos desde o início da pandemia de covid-19.














