Trabalhar com propósito: Como pode uma carreira inovadora satisfazer as minhas ambições?

Opinião de Rita Ferreira, Software Engineer na Zühlke Portugal

Executive Digest
Abril 17, 2025
13:06

Por Rita Ferreira, Software Engineer na Zühlke Portugal

Para encontrar uma carreira com propósito, nunca é tarde para recomeçar

Ao longo da vida profissional, muitas pessoas têm momentos de reflexão acerca do verdadeiro impacto do seu trabalho. Nestas alturas, fatores como a missão e os valores das suas funções e da empresa tendem a ter um grande peso, podendo mesmo ser decisivos no momento de iniciar uma carreira. Mas haverá alguma forma de encontrar um trabalho capaz de satisfazer as nossas necessidades e ambições, alinhado com aquilo em que acreditamos? Para mim, a resposta está num conceito japonês chamado ikigai, isto é, “razão de viver”, que consiste em encontrar o sentido da vida ao compreender quem somos, aquilo que fazemos e a correlação entre ambos. Este é um processo que requer uma auto análise profunda, mas que permite trazer satisfação e significado para a vida.

Atualmente, muitos profissionais sentem uma grande desmotivação quando refletem sobre a sua vida profissional, por sentirem que não conseguem contribuir para algo maior. É neste contexto que, para mim, o ikigai importa, pois motiva-nos a descobrir verdadeiramente quem somos. É importante compreender que nunca é tarde para recomeçar e que, todos nós, com a determinação certa, somos capazes de evoluir e de encontrar nas nossas carreiras um reflexo das nossas ambições.

A título de exemplo, o meu percurso nem sempre foi linear. Trabalhei numa indústria que sentia não se alinhar totalmente com aquilo em que acreditava e, por isso, decidi procurar uma alternativa. Posteriormente, foi na tecnologia que encontrei um caminho para inovar e melhorar efetivamente a vida das pessoas, inicialmente na área dos seguros e atualmente na tecnologia médica, colocando as minhas competências ao serviço da saúde e desenvolvendo e aplicando soluções tecnológicas capazes de melhorar e até salvar vidas. Foi um desafio assustador no início, mas com o tempo tornou-se um motor de crescimento.

Trabalhar numa área estimulante e inovadora como a tecnológica pode ser a chave para quem quer descobrir o seu ikigai. É um ramo que permite desenvolver novas competências, adaptar-se a novas realidades e criar soluções inovadoras e muito necessárias para o mundo atual.

Ter uma carreira com propósito, para mim, significa encontrar algo que nos motiva a acordar todos os dias com vontade de contribuir para um mundo melhor. Para todos os que estão à procura do seu ikigai, o meu conselho é não ter medo de arriscar, pois o verdadeiro sucesso está na capacidade de encontrar sentido naquilo que fazemos – focando-se não apenas no destino, mas também no presente e nas pequenas conquistas ao longo do caminho. Afinal, é na jornada que crescemos e aprendemos, sempre com um olhar no futuro que queremos construir.

 

 

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.