Sonae investiu mais de três milhões de euros em educação nos últimos três anos

A Sonae investiu mais de três milhões de euros em projetos educativos desde 2023. O investimento já beneficiou mais de 25 projetos e instituições, impactando cerca de um milhão de pessoas em todo o país.

André Manuel Mendes
Janeiro 28, 2026
11:14

A Sonae investiu mais de três milhões de euros em projetos educativos desde 2023. O investimento já beneficiou mais de 25 projetos e instituições, impactando cerca de um milhão de pessoas em todo o país.

Entre os projetos apoiados estão iniciativas como o PRO_MOV e a New Career Network (NCN), que visam facilitar a transição de profissionais para os empregos do futuro, bem como o Prémio Sonae Educação, o maior prémio de educação em Portugal, que em 2026 terá a sua quarta edição.

“O investimento feito nestes três anos é o espelho do compromisso da Sonae com o presente, mas acima de tudo com o futuro. Somos responsáveis por um legado que queremos muito honrar e estamos empenhados em assegurar a igualdade de oportunidades a crianças, jovens e adultos, facilitando o seu acesso à Educação de forma inclusiva e a pensar nos desafios do futuro. A Educação é a força de transformação real das pessoas e, através delas, tem o poder de impulsionar o progresso da sociedade e do país”, afirma Eduardo Piedade, Chief Development Officer da Sonae.

No âmbito da responsabilidade social corporativa, a Sonae aposta num modelo de investimento de impacto, que combina financiamento e parcerias de longo prazo, com foco em melhorias na comunidade, impacto sistémico e escalabilidade das soluções. Desde a criação do Prémio Sonae Educação, foram recebidas mais de 1.200 candidaturas e atribuídos 400 mil euros aos projetos vencedores. Na última edição, destacaram-se quatro projetos: o Agrupamento de Escolas Gil Vicente, o CADIn – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, a Skoola – Associação Música Skoola Artes e Cultura Urbana, e a Associação Topsail.

O ecossistema de instituições beneficiadas inclui serviços educativos da Casa da Música, da Fundação Serralves e da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, assim como organizações como Ciberescola, MyPolis, Diverge, EKUI, ENSICO, EPIS, Escola 42, Junior Achievement Portugal, Native Scientist, No Code, Class of Wonders, Teach For Portugal, Movimento Transformers e Unicorn Factory Lisboa.

Na área da requalificação profissional, a Sonae tem vindo a apostar na formação em setores estratégicos como tecnologia, indústria, agricultura, saúde, logística e serviços. O PRO_MOV, lançado em 2021, e a New Career Network têm como objetivo criar percursos formativos adaptados às necessidades reais do mercado de trabalho. Entre os parceiros destes projetos estão o IEFP, Nestlé, SAP, ABRP, CIP e a Fundação Belmiro de Azevedo.

A educação sempre foi uma prioridade para Belmiro de Azevedo, fundador da Sonae, que via no investimento nas pessoas um motor para o desenvolvimento individual e social. Esta visão refletiu-se na criação do think tank EDULOG, no Colégio Efanor e na política de responsabilidade social corporativa da empresa, que continua a colocar a educação como um dos principais eixos de atuação.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.