A Sonae Arauco lançou hoje, em Itália, uma nova geração de painéis de MDF que combina fibras de madeira reciclada com resina de origem não fóssil. O BioReFiber X, apresentado na feira internacional SICAM, em Pordenone, é uma solução inovadora de economia circular que promete reduzir as emissões de CO2 em até 25%.
O produto será produzido na unidade da Sonae Arauco em Mangualde, Portugal, e estará disponível a partir do segundo trimestre de 2026. O lançamento inclui também a nova textura exclusiva “Grace” e quatro novos decorativos da coleção Innovus, destacando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e o design de qualidade.
Adelaide Alves, Group R&D and Product Develop Director da Sonae Arauco, afirma que “o desenvolvimento deste novo produto representa o equilíbrio entre a inovação e sustentabilidade, que são prioridades para a Sonae Arauco. Acreditamos que o futuro da indústria passa por criar soluções de elevada qualidade e que respondem às necessidades dos clientes, mas que também respeitam os princípios da economia circular e os limites do planeta. O BioReFiber X cumpre todos estes requisitos, ao juntar no mesmo produto fibras de madeira reciclada com um sistema adesivo que minimiza a utilização de matérias-primas de origem fóssil”.
A Sonae Arauco tem vindo a aumentar a percentagem de madeira reciclada nos seus produtos, com algumas gamas a conter mais de 70% de material reciclado, e pretende atingir a neutralidade climática até 2040 nos âmbitos 1 e 2.
No evento SICAM, a empresa apresenta ainda novidades na coleção Innovus, oferecendo às indústrias de móveis, arquitetos e designers oportunidades para criar produtos que combinam design, sustentabilidade e elegância atemporal.














