Siemens liga a academia ao mercado de trabalho com novo desafio focado em infraestruturas inteligentes e digitalização da indústria

A Siemens anunciou o regresso da sua competição académica, agora com o nome Accelerate NextGen, focada em infraestruturas inteligentes e digitalização da indústria.

André Manuel Mendes
Fevereiro 6, 2026
11:20

A Siemens anunciou o regresso da sua competição académica, agora com o nome Accelerate NextGen, focada em infraestruturas inteligentes e digitalização da indústria. A iniciativa pretende desafiar estudantes a desenvolver soluções inovadoras que respondam aos atuais desafios da transição energética e da transformação digital.

O Accelerate NextGen resulta da fusão de duas competições anteriores – o Accelerate Challenge e o Prémio Geração Digital – reunindo num único programa desafios ligados às infraestruturas e à indústria. Esta edição centra-se nos centros de dados e está aberta a estudantes de cursos técnico-profissionais, licenciatura ou mestrado, matriculados em instituições de ensino em Portugal.

Na área de infraestruturas, os participantes devem criar projetos de redes elétricas capazes de gerir consumo, distribuição e utilização racional da energia em cenários complexos. Na vertente industrial, o desafio passa por desenvolver soluções para a transformação digital e sustentável da indústria, incluindo cibersegurança, otimização de processos fabris, eficiência energética e análise térmica de infraestruturas críticas.

“Além de promover o contacto com desafios do mundo real e permitir trabalhar com tecnologias e ferramentas de ponta, esta competição aproxima os participantes do mercado de trabalho, e acelera a transferência de tecnologia e conhecimento com impactos mensuráveis para a economia portuguesa”, afirma Hélio Jesus, responsável por Tecnologia e Inovação na Siemens Portugal.

As equipas devem ser compostas por dois estudantes, acompanhados por especialistas da Siemens, e poderão trabalhar com ferramentas e software utilizados pela empresa e pelos seus clientes. A fase final decorre a 28 de maio, com apresentação dos projetos a um painel de jurados de diferentes setores, incluindo energia, indústria, mobilidade, saúde e telecomunicações.

Os prémios variam consoante a vertente e podem incluir estágios, visitas a projetos de referência, equipamentos de automação e tablets. Desde a criação das competições originais, 438 alunos de 38 instituições de ensino participaram nas iniciativas, que fazem parte de um conjunto de ações da Siemens para reforçar a ligação com a academia, incluindo feiras de emprego, workshops técnicos e programas de estágios.

 

 

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.