Revolut lança nova funcionalidade para combater esquemas de usurpação de identidade

A Revolut anunciou o lançamento de uma nova funcionalidade de segurança na sua aplicação que visa proteger os utilizadores contra esquemas de usurpação de identidade, um dos tipos de fraude mais sofisticados e em crescimento.

André Manuel Mendes
Janeiro 13, 2026
9:22

A Revolut anunciou o lançamento de uma nova funcionalidade de segurança na sua aplicação que visa proteger os utilizadores contra esquemas de usurpação de identidade, um dos tipos de fraude mais sofisticados e em crescimento.

A ferramenta permite identificar, em tempo real, se um cliente que está ao telefone está, ou não, a falar com um agente oficial da Revolut.

A nova funcionalidade deteta automaticamente quando o utilizador abre a app enquanto está numa chamada telefónica – incluindo chamadas feitas através de aplicações de voz – e apresenta um banner informativo. Caso a chamada seja legítima, o sistema confirma que se trata de um contacto da Revolut. Se não for, o utilizador recebe um alerta claro e urgente a informar que não está a falar com a empresa.

Ao clicar no aviso, os clientes são encaminhados para mecanismos de proteção com ações específicas, permitindo reportar rapidamente tentativas de fraude e reduzir o risco de perdas financeiras.

A iniciativa surge num contexto de aumento de fraudes baseadas em engenharia social e no uso de inteligência artificial, incluindo vozes deepfake. Estes esquemas levam muitas vezes as vítimas a acreditar que estão a falar com instituições financeiras ou pessoas de confiança, pressionando-as a transferir dinheiro para contas supostamente “seguras”, a partilhar dados sensíveis ou a autorizar transações fraudulentas.

De acordo com a Revolut, esta ameaça tem vindo a intensificar-se à medida que os burlões recorrem a guiões cada vez mais convincentes e à imitação sintética de vozes. Um estudo realizado em 2021 revelou que apenas 25% das pessoas conseguem distinguir corretamente uma voz deepfake de uma voz real, apesar de a maioria acreditar que o consegue fazer, o que aumenta a vulnerabilidade a fraudes do tipo Authorised Push Payment (APP).

“A Revolut está comprometida em construir um futuro financeiro mais seguro. À medida que os burlões adotam IA e ferramentas de deepfake avançadas, temos de inovar rapidamente para proteger os nossos clientes e manter-nos à frente das ameaças de fraude em rápida evolução. Esta nova funcionalidade não só oferece alertas contextuais em tempo real no momento em que os utilizadores mais precisam, como também os orienta na identificação de esquemas de usurpação, fornecendo passos claros e acionáveis para manter o seu dinheiro seguro enquanto a tentativa de fraude está a acontecer”, afirma Rami Kalai, Product Owner na Revolut.

Esta novidade integra uma estratégia mais ampla de proteção ao cliente. Só em 2024, os sistemas de prevenção de fraude da Revolut impediram perdas superiores a 600 milhões de libras associadas a esquemas fraudulentos. Entre as funcionalidades já disponíveis estão as chamadas realizadas diretamente na app, sistemas de proteção de transferências com verificação biométrica, modos de atraso de pagamentos em situações de coação e modelos avançados de machine learning para deteção de transações de risco.

A nova funcionalidade de identificação de chamadas já está disponível para todos os clientes da Revolut com dispositivos iOS. Nos equipamentos Android, os utilizadores terão de autorizar manualmente a ativação através do Security Hub. A empresa sublinha, no entanto, que a funcionalidade é opcional e não garante proteção total contra todos os tipos de fraude.

 

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.