Regressar ao escritório

Margarida Mendes, da equipa de Marketing da Daily Coffee, distribuidor e representante oficial da Lavazza, fala sobre como o novo modelo de trabalho híbrido mudou as relações nas empresas e como o coffee break pode ser uma solução para a partilha de ideias e motivação dos colaboradores.

Depois do contexto pandémico que o mundo viveu, o teletrabalho foi um dos pontos que marcou o novo modelo de trabalho e parece que veio para ficar. O que se ganhou e perdeu com o teletrabalho?

Com a pandemia, o teletrabalho veio para ficar, mas a pergunta que muitos fazem é: «Então e o ambiente que tínhamos na empresa? O dia-a-dia, embora agitado, era estimulante (…) Trabalhar em casa o dia todo torna-se chato e desmotivante…» Em teletrabalho ou não, a verdade é que, por vezes, a rotina pode ser desmotivante para qualquer empresa, por isso, é importante quebrar níveis de stress, desmotivação e infelicidade no trabalho.

Isso acabou por alterar a forma como as pessoas se relacionam nas empresas. O que passou a ser importante quando regressam ao escritório?

Com o novo modelo de trabalho híbrido, a ida ao escritório pode, e deve, ser uma oportunidade para promover a interacção e reunião entre equipas, com acções esporádicas surpreendentes, de forma a que os colaboradores voltem para casa motivados e entusiasmados.

O que é necessário fazer para manter essa motivação?

É necessária uma manutenção da missão da empresa, se é que o termo existe, criando relações e interacções para que todos se sintam a rumar no mesmo caminho, o que, por vezes, com o trabalho a partir de casa, pode ficar menos vincada ou, até, esquecida.

Que sugestões a Daily Coffee tem para oferecer nesse sentido?

Os típicos jogos de paintball ou almoços de empresa estão demodê. Criar acções esporádicas e surpreendentes, sem sair do escritório, é cada vez mais uma estratégia a adoptar pelas empresas. As empresas devem inovar, não só na criação de engagement com o cliente, mas com quem nelas trabalha também. Não é por acaso que se diz que os nossos primeiros clientes são os nossos colaboradores. Actualmente, os eventos e coffee breaks são uma das estratégias utilizadas pelas empresas líderes para aumentar a motivação e o empenho dos colaboradores, através da criação de interacções entre equipas e departamentos que, no dia-a-dia, acabam por não se “encontrar”.

E como é que se pode colocar essa ideia em acção?

A criação de espaços de lazer, onde é permitido o convívio, a partilha de ideias, ou apenas um momento de descanso ou de alívio do stress passa a ser indispensável em qualquer empresa de sucesso. Assim, um carrinho de café, à moda de Itália, com o branding da empresa estampado no café e um barista para preparar os melhores cappuccinos ou chocolate quente, é uma das propostas da Daily Coffee, distribuidor e representante oficial da Lavazza, cujo core business é precisamente o segmento empresarial. Temos como principal missão proporcionar o melhor momento de coffee break às empresas que pretendam atingir o sucesso.

E o melhor coffee break acontece onde?

O pequeno hall ou pátio de entrada do escritório pode, numa manhã, tornar-se o palco de criação e partilha de ideias, que, a longo prazo, trará benefícios, com colaboradores mais felizes, motivados e inspirados.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.